25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Adaf intercepta cargas com frutos hospedeiros da mosca da carambola em Parintins

Equipes da Central da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e local de Parintins em operação de fiscalização à embarcações fluviais, na última quarta-feira (07/11), interceptou cargas inconformes de hospedeiros da mosca da carambola e por não possuir documentação fitossanitária. Mais de 300 quilos de tangerina, 12,210 toneladas de tomates e 120 quilos de pimenta-de-cheiro foram rechaçadas para o Estado do Pará.

Durante a fiscalização, os agentes da Adaf, observaram que a partida de tomate com procedente da Bahia com trânsito pelo Estado do Pará, possuía a Permissão de Trânsito de Vegetal (PTV), mas não apresentava os mecanismos de proteção recomendadas pela Instrução Normativa (IN), n°28 de 20 de julho de 2017, artigo 21, 22 e parágrafo único; Já a partida de tangerina procedente de São Paulo e a pimenta-de-cheiro proveniente do Pará não possuíam documentação fitossanitário.

A pimenta-de-cheiro não pode sair da região paraense, devido sua condição de estado quarentenário, ou seja, nesse sentido nenhum produto de origem vegetal produzidos no Pará, podem sair do respectivo Estado para o Amazonas ou para outros Estados da federação brasileira.

PTV- A Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) é um documento obrigatório que deve ser apresentado pelos condutores que trafegam com produtos oriundos de outras regiões, em consonância com as legislações específicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Ação- Os fiscais da Adaf realizaram o acompanhamento do transbordo e a liberação da embarcação, com Termo de Fiel Depositário, até o estado do Pará (Santarém). O ocorrido foi notificado para a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ).

A ação faz parte do trabalho de fiscalização do trânsito interestadual de vegetais e suas partes e a Adaf vem executando suas atividades de defesa vegetal por entender que o ingresso da mosca da carambola é extremamente prejudicial para os produtores rurais do Amazonas e do país, por impedir a exportação de frutos.

Sobre a mosca carambola- A praga está associada aos prejuízos que pode causar à produção de frutos hospedeiros, as restrições impostas pelo mercado consumidor, às implicações de medidas de controle e aos impactos econômicos, políticos, sociais e ambientais do aparecimento e disseminação dessa praga.

Atualmente, a mosca da carambola encontra-se no Amapá, Pará e há existências de focos em Roraima. Para evitar a introdução desta praga no Estado, no Amazonas este trabalho está sendo fiscalizado o através dos Postos fixos das Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVA), em Jundiá em parceria com agência Roraimense (ADERR) e o posto do município de Parintins, através da equipe da Unidade Local Veterinária de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da Adaf, no município.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui