As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Adjuto Afonso destaca acordo técnico entre Rondônia e Amazonas para atender população da fronteira

O deputado Adjuto Afonso (sem partido) repercutiu na manhã desta terça-feira, 29, os encaminhamentos da VI Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, realizada no último dia 23, em Porto Velho (RO), em que participou representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade da qual é vice-presidente. Dentre as pautas, o parlamentar destacou a discussão sobre a BR 319, a dragagem do rio Madeira e um Acordo de Cooperação Técnica, que será firmado entre Rondônia e o Amazonas, para beneficiar comunidades na fronteira entre os dois Estados.

Para o parlamentar é fundamental acelerar a retomada da obra de recuperação da BR 319, para garantir a integração social e econômica, e fomentar o desenvolvimento regional.

“O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) informou que dia 30 (quarta-feira), terá uma reunião em Brasília, referente a BR 319, que foi o principal assunto do encontro. A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado vai reunir com o Ibama, Dnit, para que se possa de uma vez por todas conseguir a licença para essa estrada tão importante para a nossa região, para o Estado de Rondônia, Estado do Amazonas, Estado do Acre. Eu quero dizer mais uma vez da importância dessas reuniões do Parlamento Amazônico”, disse o deputado.

Rio Madeira

O deputado Adjuto Afonso também destacou um anuncio feito pelo senador Valdir Raupp que poderá beneficiar os armadores locais que transportam cargas via fluvial pelo rio Madeira. De acordo com o parlamentar, o senador garantiu que até o mês de junho será feito a dragagem do rio Madeira, assim como sua sinalização. “Nessa hidrovia que vai de Manaus a Porto Velho, certamente, a navegação, as embarcações terão maior segurança não tenho dúvidas disso”.

Acordo Técnico

Por último, Adjuto Afonso falou que foi discutido com o presidente da Assembleia de Rondônia, Maurão Carvalho (PMDB/RO), a possibilidade de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Rondônia e o Amazonas para beneficiar a população que reside na fronteira entre os dois Estados, compreendendo os municípios de Porto Velho (RO), Canutama (AM) e Humaitá (AM).

“Nós, deputados do Amazonas, discutimos aquele acordo técnico entre o Estado do Amazonas e o Estado de Rondônia, sobre a área próximo de Porto Velho, que é do município de Canutama (AM). A população daquela área do km 70 da BR 319, já quase na periferia de Porto Velho, precisa de atendimento. Que esse acordo técnico seja definido para que o Estado de Rondônia possa fazer algum benefício, até porque todos os serviços básicos daquela região são atendidos pelo Estado de Rondônia.

O deputado informou que será feito um requerimento com a assinatura dos deputados que participaram da reunião, para ser encaminhado ao governo do Estado do Amazonas, que tomará as devidas providências. A assinatura do termo permitirá a atuação das administrações públicas na região, tendo em vista que a lei proíbe que um gestor atue fora de seus domínios, porém, conforme os parlamentares, “na fronteira as responsabilidades precisam ser divididas, em razão das distâncias e das necessidades”.

O deputado parabenizou o presidente do Parlamento Amazônico, Sinésio Campos (PT/AM), pela reunião com os parlamentares da região amazônica que discutiu melhorias para os Estados do Norte de forma geral.

você pode gostar também