Adolescentes do Centro Social Raimundo Parente debatem processo eleitoral e fazem propostas

Uma mesa redonda com o tema “Despertando o senso crítico e a participação política” foi promovida pelo Centro Social Educativo Raimundo Parente, que abriga adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A unidade fica localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Os internos fizeram uma encenação como se fossem candidatos a presidente da República e apresentaram suas propostas para as diversas áreas do País.

Participou do evento o juiz de Direito Luiz Cláudio Chaves, da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Manaus (VEMS)

A ideia, de acordo com a defensora pública Juliana Lopes, da Defensoria Especializada em Medidas Socioeducativas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), foi mostrar como se dá uma campanha eleitoral, como acontece um debate e o que é importante observar nesse contexto. “Eles aprenderam o que representa cada cargo. Inclusive explicamos qual deve ser o papel de cada político, desde vereador, prefeito, até deputado, senador, governador e presidente da República”, explicou a defensora.

Um grupo de sete adolescentes apresentou as propostas que considera importantes para a educação e outras áreas. Um deles sugeriu a presença de psicólogos nas escolas para atuar antes do menino se envolver com atos infracionais.

O evento teve a participação de familiares dos internos e o propósito foi discutir o processo eleitoral e a necessidade de voto consciente, finalizou a defensora.

FOTO: DIVULGAÇÃO/DPE-AM