26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Adriano Jorge vai concentrar cirurgias ortopédicas da rede para libera leitos no Platão Araújo

Adriano Jorge vai concentrar cirurgias ortopédicas da rede para libera leitos no Platão Araújo

SES-AM atua para ampliar atendimento dos traumas de acidentes de trânsito do fim do ano, além dos casos de Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vai concentrar as internações para cirurgias ortopédicas, que eram realizadas no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e demais unidades de apoio. A ação permitiu que 37 leitos fossem liberados para atendimento de pacientes com a Covid-19 no Platão, unidade localizada na zona leste de Manaus.

O HPS Platão Araújo continuará fazendo atendimentos na área de urgência em ortopedia, e os casos com necessidade cirúrgica serão transferidos para o FHAJ e demais unidades de apoio, conforme prevê o plano de contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), iniciado pelo Estado em novembro.

Na prática, a SES atua em duas frentes – a dos atendimentos de traumas decorrentes dos acidentes de trânsito no final do ano e na priorização da assistência à Covid-19 neste pico da pandemia, conforme detalhou o secretário Executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta.

Já as cirurgias de rotina, como vesícula e hérnia, por exemplo, passam a ser centralizados no HPS João Lúcio que recebeu reforço no corpo clínico e também de material cirúrgico.

“O impacto é que estamos ativando um centro cirúrgico no João Lúcio que estava em processo de reforma, estamos ativando a sétima sala do Adriano Jorge. Com esse movimento nós vamos impactar muito na atenção à Covid e também nas causas externas, na traumatologia, reduzindo o tempo de espera por uma cirurgia ortopédica”, disse Jani.

Cirurgias Ortopédicas Noturnas – O Programa Gira Leitos de cirurgias ortopédicas executa os procedimentos no horário das 19h à 1h, para que a taxa de ocupação de prontos-socorros, como Platão Araújo, esteja dentro da capacidade ideal, reduzindo a superlotação e agilizando atendimentos.

“E como resultado nós teremos mais leitos para pacientes Covid nos prontos-socorros, poderemos agilizar as cirurgias de urgências e vamos liberar muitos leitos clínicos que pacientes Covid estão aguardando liberação”, disse o diretor do FHAJ, Ayllon Menezes.

FOTO: Divulgação/SES-AM

spot_img