24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

ADS promove cursos gratuitos durante a 42ª Expoagro Digital

Todas as programações ficarão disponíveis no site do evento, até o final do mês de outubro

Com o objetivo de incentivar piscicultores, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizará, nesta terça-feira (29), o curso sobre “A Importância da Aeração Mecânica na Piscicultura – Como Instalar Aeradores”, que será exibido das 17h às 18h. A ação faz parte da programação da 42ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) que, neste ano, está acontecendo de forma totalmente digital por meio do site www.expoagro.am.gov.br.

Na videoaula sobre a importância da aeração na produção de peixe, os candidatos irão aprender sobre o uso adequado da aeração mecânica na piscicultura, bem como acerca da instalação elétrica, a colocação dos aeradores no tanque, além de algumas dicas de bom funcionamento no sistema. Essa é a primeira vez que a ADS disponibiliza esse tipo de atividade.

“A ação é uma videoaula totalmente digital, ele vai chegar para esclarecer as dúvidas dos piscicultores, principalmente daqueles que já adquiriram os aeradores por meio do programa de doação onerosa da ADS”, garantiu o engenheiro de pesca da Agência, Aprígio Mota.

Primeiro dia – Durante a programação desta segunda-feira, 28, a ADS realizou o curso gratuito “Beneficiamento de Pescado: Retirada de Espinha de Peixe”. Para esta atividade os interessados tiveram como professor o engenheiro de pesca e chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiro da ADS, Edson Luniere. Essa é a terceira edição da atividade e a primeira vez no formato digital.

“Por meio do curso, os alunos puderam aprender as técnicas básicas de como limpar e fazer a retirada da espinha de peixe, sem que haja desperdício. O melhor é que o curso é direcionado tanto para produtores rurais, pessoas da área, estudantes, quanto para donas de casa e outros e, além disso, quem não pode assistir hoje poderá assistir outro dia”, disse Edson Luniere.

O engenheiro de pesca da ADS continuou explicando sobre as técnicas que serão transmitidas. “Os alunos que já participaram e os que ainda vão participar irão aprender também sobre como trabalhar com o pescado, incluindo manuseio correto de facas, localização de espinhas dorsais, em formato de y, e caudas. A técnica vale apenas para o tambaqui”, concluiu.

Programação da ADS – No terceiro e último dia do evento, 30 de setembro, das 12h30 às 13h, o público vai conhecer uma fábrica, em Manaus, que possui um método patenteado para a produção de vassouras sustentáveis. Todas as atividades estarão à disposição na aba “Pavilhão do Conhecimento” do site.

Cadastro – Os interessados em receber todas as notícias da 42ª Expoagro podem efetuar o cadastro gratuito na plataforma digital do evento. Além do site, a 42ª Expoagro também está sendo exibida na TV Encontro das Águas, no canal 2.5.

Foto: Wal Lima/ADS

spot_img