24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

ADS realiza curso de aproveitamento e manipulação de polpas de frutas em Itacoatiara

Com objetivo de qualificar agricultores de Itacoatiara-AM, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), realizou o curso de capacitação para manipuladores de alimentos na produção de doces, geleias e compotas de frutas, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no município a 176 quilômetros de Manaus. A ação gratuita foi realizada na quarta-feira (13/05), e beneficiou 15 produtores rurais da cidade.

“Além dos hábitos básicos de higiene, que já fazem parte do nosso dia a dia, como lavar as mãos antes de manipular os alimentos, não tossir e espirrar sobre eles, o curso também nos ajudou com várias outras dicas importantes que irá contribuir muito para uma melhor produção”, relatou a produtora de ovos, méis, doces artesanais e pães, Andréa Medeiros.

Foram disponibilizados para os participantes um manual individual sobre como manipular os alimentos e as frutas in naturas para a realização da aula prática. O curso teve a durabilidade de um dia e foi ministrado pela nutricionista da ADS, Adriane Andrade, que na ocasião, falou sobre o evento.

“Durante o curso, os produtores aprenderam a fazer o reaproveitamento dos alimentos sem gerar desperdícios, isso é um ganho tanto para os produtores que terão 100% de seus produtos utilizados, quanto para o consumidor final, que obterá um produto de qualidade na mesa” explicou.

Pioneirismo – A ação é o primeiro movimento da ADS com objetivo de transformar os alimentos em negócio sustentável, agregando valor na vida dos produtores. A iniciativa tem foco em capacitar agricultores no aproveitamento das polpas de frutas e na produção de doces e compotas de qualidade.

O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário de Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e com a Secretária de Assistência Social da Prefeitura da cidade.

Mais cursos – No dia 26 de maio de 2021, será realizado o curso de Produção de Produtos Orgânicos. A aula teórica será realizada de 8h às 12h, na sede do Senac de Itacoatiara. A prática será realizada de 13h às 17h, na rodovia AM-010, km 7.

“Para este segundo curso, as vagas já foram esgotadas. Porém, estamos trabalhando conforme a necessidade dos produtores, caso tenha mais pessoas interessadas, faremos a solicitação de mais cursos”, disse a gerente da ADS no município, Giovanna Miglioranza.

FOTO: Divulgação/ADS

spot_img