26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Advogado, jornalista, empresário e coronel: as 10 ‘caras novas’ para prefeito de Manaus

A movimentação política para o pleito eleitoral acelerou após o retorno das atividades não essenciais. Entre os 20 nomes citados até agora que podem vir a ser candidatos a prefeito de Manaus, dez são de estreantes na disputa pelo cargo majoritário. Marcelo Amil (PcdoB), Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Débora Mafra (PSC) são alguns dos nomes ventilados na imprensa local que estão em crescimento e já apareceram nas prévias divulgadas.

A nova tendência de “caras novas” chegou para ficar e tem ganhado forças no processo político. Os recados das urnas nos últimos pleitos eleitorais passaram a ser compreendidos pelos partidos políticos, que têm ofuscado experientes para dar espaço ao “novo”. Para os cientistas políticos, as “novas caras” não garantem que novas práticas serão realmente aplicadas após a posse. Isso porquê alguns nomes estão inseridos em um grupo realizador de velhas práticas.

Entre os possíveis nomes, um “novato” se destaca. Após sair do Partido da Mobilização Nacional (PMN) e ser recebido com as portas abertas no Partido Comunista do Brasil (PcdoB), o advogado Marcelo Amil tem ganhado cada vez mais destaque na imprensa amazonense e já apareceu, inclusive, em pesquisas eleitorais. Amil alerta os eleitores sobre a tendência “do novo”.

“Entendo que primeiro devemos definir qual novo nós queremos. Novos nomes com as mesmas práticas são perpetuação do que está posto. Mais que novos nomes, precisamos de novas posturas. O ser humano, por essência, é inquieto. Desde sempre buscamos novos lugares, novos contatos, novas sabores, e também novas ideias. Chegamos a um ponto de exaustão política em que vimos diversos candidatos se apresentado como “novo”, mas fazendo e dizendo tudo o que viam os velhos fazerem a vida inteira. O novo necessário na política é de postura, de história, de acompanhamento da modernidade, tanto em sentido tecnológico, quanto em sentido ético”, ressalta Amil, que tem uma história de engajamento social desde os 17 anos.

O empresário Romero Reis diz que vem com força total e possui aliados e poder de investimento. Ele que é proprietário de uma das maiores construtoras no Amazonas, a RD engenharia, está disposto a abrir rios de dinheiro para financiar os custo de campanha. Essa é a primeira vez que Romero vai enfrentar as urnas.

“Se nós quisermos que as coisas verdadeiramente mudem, não podemos deixar as decisões nas mãos dos mesmos de sempre”, contou o empresário à imprensa.

Com a nova data definida para o primeiro turno, no dia 15 de novembro, as legendas partidárias tem até o dia 5 de agosto para realizarem as suas convenções e definirem os nomes para a disputa. O PSL é um dos partidos que, apesar de ainda não indicar um nome oficial, já se sabe que vai apostar em um político estreante no quesito disputa por cargo majoritário. Delegado Péricles, Delegado Pablo e a jornalista Liliane Araújo são os postulantes.

Veja quem são os novatos que podem concorrer ao posto de prefeito de Manaus:

1 – Marcelo Amil (PcdoB)

2 – Capitão Alberto Neto (Republicanos)

3 – Romero Reis (Novo)

4 – Liliane Araújo (PSL)

5 – Alfredo Menezes (Patriotas)

6 – Delegado Péricles (PSL)

7 – Delegado Pablo (PSL)

8 – Caroline Braz (PSC)

9 – Jonas Araújo (Psol)

10 – Débora Mafra (PSC)

spot_img