26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Afeam confirma primeiras feiras agropecuárias deste ano que terão linhas de financiamento ao produtor rural

Das 15 feiras e exposições agropecuárias que terão neste ano o apoio do Governo do Amazonas, com linhas de financiamento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), quatro já estão confirmadas: dos municípios Autazes, Careiro Castanho, Manicoré e Nhamundá, que serão realizadas entre maio e setembro. Nessas localidades, a Afeam disponibilizará aos produtores rurais recursos para a aquisição de animais e máquinas e implementos agrícolas.

No orçamento deste ano, a Agência de Fomento está destinando R$ 5 milhões para essa finalidade, uma forma de apoiar o produtor rural, sobretudo no melhoramento genético dos rebanhos. O setor primário é um dos focos principais da política de financiamento da Instituição, com a destinação exclusiva de R$ 40 milhões aos empreendedores do setor em todo o Estado.

Além dos municípios que tiveram feiras e exposições agropecuárias apoiadas pela Afeam em 2017, três novos entraram no calendário de 2018. Urucará, Ipixuna e Nhamundá também terão estande de atendimento da Agência nesse ano. A equipe de técnico da Instituição chega dois dias antes do evento e fica até dois dias após o término da feira, processando todas as demandas do município.

Prospecção – O primeiro trabalho, de prospecção de demandas, é feito pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão de assistência técnica da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e parceiro da Afeam no atendimento ao setor primário. O Idam também levanta números do setor agropecuário do município, como quantidade de produtores e rebanhos.

Público-alvo – Podem ser atendidos com os financiamentos da Afeam nas feiras e exposições agropecuárias os produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas) que estejam em plena atividade agropecuária e que comprovem a existência de infraestrutura mínima na propriedade rural. E ainda: agropecuaristas que atendam as exigências dos órgãos, por exemplo, de defesa sanitária.

No primeiro dia da feira agropecuária, a Afeam realiza reunião com os técnicos do Idam, representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Federação da Agricultura (Faea), Prefeitura e Secretaria Municipal ligada ao setor primário para programar e/ou definir o plano de trabalho durante o evento. Podem ser atendidos produtores locais ou de municípios vizinhos.

FOTO: HUDSON BRAGA/AFEAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui