27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Afeam investe em projetos que geram oportunidade e fomento ao turismo ecológico no Amazonas

O Amazonas é o destino com o maior potencial para ecoturismo e turismo ecológico no Brasil. As belezas naturais e a diversidade de espécies da flora e da fauna contribuem para que a região tenha destaque no cenário turístico mundial, além de favorecer a economia do estado.

Atento a este cenário, o Governo do Amazonas, por intermédio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), possui como objetivo apoiar as cadeias produtivas do turismo, permitindo acesso a linhas de crédito para viabilizar a execução de projetos pautados por empreendedores deste segmento, como uma das medidas para o desenvolvimento, gestão e estruturação dos destinos turísticos, assim como para a geração de mais empregos, renda e inclusão social.

De acordo com o presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, o recurso está disponível não apenas para as grandes, mas também para as micro, pequenas e médias e empresas. “Nosso objetivo é oferecer linhas de créditos competitivas, apoiar a infraestrutura básica, gerar renda e aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos e fomentar o desenvolvimento turístico do Amazonas”, disse o titular da Afeam.

Casos de sucesso – A Agência de Fomento reúne casos de sucesso, como Emerson Souza da Silva, sócio da Pousada Amazon Mutuca, situada às margens do Igarapé Tucumã, cerca de 80 km da cidade de Manaus, que oferece aos turistas experiências na modalidade Pesca Esportiva e em trilhas ecológicas.

O empresário conta que, por meio do primeiro financiamento junto à Afeam, foi possível fazer melhorias na infraestrutura com a compra de novos equipamentos. “Com o apoio da Afeam, foi possível ampliar nosso negócio e, com isso, proporciona aos nossos clientes uma estrutura de qualidade e conforto que atende pessoas do mundo inteiro”, disse.

Taxa de juros diferenciada – Um dos atrativos da Afeam para a tomada de crédito é a taxa de juros diferenciada do mercado convencional, que varia de 8% a 17% ao ano. “Nós pretendemos tomar um novo financiamento na Afeam, principalmente pela taxa de juros que contribui bastante com o empresário no sentido de ter acesso a recursos para ampliar seu negócio”, conclui Emerson.

A estruturação e o surgimento de novas empresas é reflexo da ampliação e consolidação do setor, que hoje apresenta índices positivos para continuar a crescer nos próximos anos, suprindo a carência de novos produtos turísticos de qualidade na região.

Desenvolvimento social e econômico – Para o empresário Felipe Gabriel Alves, sócio proprietário da Javari Expeditions, localizada no município de Atalaia do Norte, na região do Alto Solimões, o aporte financeiro da Afeam agrega valor aos negócios e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades do entorno da região. “Atalaia do Norte tem o 3º pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, mas podemos mudar esta realidade através do desenvolvimento do turismo, com o apoio do Governo do Estado por meio das linhas de crédito da Afeam”, disse.

Ainda de acordo com Felipe, após a injeção de recursos, foi possível aumentar o número de empregos diretos, totalizando cerca 18 funcionários durante o ano todo por meio da pesca esportiva e expedições, além dos empregos indiretos em parceria com as comunidades indígenas do Kanamari e Mayoruna.

Turismo ecológico – O diretor-presidente da Afeam destaca que os investimentos no turismo ecológico é uma aposta da agência para este ano. “Apoiar iniciativas e fomentar projetos que propiciem novas experiências aos turistas que vêm até a nossa região pode nos levar a um novo patamar de negócios no turismo, visando potencializar mais essa matriz econômica do nosso estado com excelentes reflexos na geração de emprego e renda”, destacou.

FOTO: DIVULGAÇÃO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui