Ageman acompanha instalação de geradores em reservatórios da Manaus Ambiental

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus(Ageman), Fábio Alho, esteve na tarde desta segunda-feira, 5/11, no reservatório do núcleo 23 na Cidade Nova, zona Norte de Manaus, onde teve acesso à logística que será empregada no processo de instalação dos geradores de energia elétrica que serão utilizados no sistema de abastecimento de água da capital.

A medida, conforme afirmou Fábio Alho, visa reduzir as interrupções emergenciais no fornecimento de água por conta de situações de falha no serviço de energia elétrica, como oscilações e apagões. Além do reservatório do núcleo 23, outros oito pontos da cidade também receberão a instalação dos geradores. A operação começa já na noite desta segunda-feira. “Nós da Ageman já tínhamos intermediado uma reunião entre a Manaus Ambiental e a Eletrobrás a fim de minimizar as suspensões no fornecimento de energia que por mais que sejam por um curto tempo.”

O gerente de Distribuição da Manaus Ambiental, André Coêlho, apresentou o cronograma da instalação dos geradores aos técnicos da Ageman e explicou que todo o cabeamento já foi passado e será feita somente a interligação. Segundo ele, tudo foi providenciado de forma planejada para que essa execução seja feita com a maior brevidade possível.

Para Fábio Alho, a operacionalização está dentro dos padrões e a Ageman irá acompanhar todos os procedimentos. Conforme o cronograma da Manaus Ambiental, a instalação nos demais pontos ocorrerá também nos dias 7,12 e 13/11.

A instalação dos geradores tem o objetivo de tornar o sistema de água mais independente, beneficiando, aproximadamente, um milhão de pessoas em todas as zonas da capital amazonense. Os equipamentos têm capacidade de 2000kVA e 2200kVA e funcionamento automático.

Para que os geradores sejam instalados, a empresa realizará paradas programadas no abastecimento de água. A primeira acontecerá nesta segunda-feira, 5, na zona Leste. Os primeiros reservatórios que vão receber os novos geradores estão localizados nos bairros São José 3, Cidade de Deus, Nova Floresta e Núcleo 23 da Cidade Nova.

A ação ocorrerá a partir das 22h desta segunda-feira. O trabalho tem duração de 8 horas. Após este período, o restabelecimento do abastecimento de água deve normalizar gradativamente em até 36 horas nos setores abrangidos.

Na próxima quarta-feira, 7, os reservatórios do Mocó e Coroado 3 receberão a instalação dos geradores. Na próxima segunda-feira, 12, os trabalhos chegam aos reservatórios Cidade Nova e Mundo Novo. E no dia seguinte, terça-feira, 13, será a vez da Rotatória do Coroado. Os prazos para a realização dos serviços e normalização do abastecimento seguem os mesmos.

A Manaus Ambiental informa, ainda, que trabalhará para concluir o serviço em tempo hábil e reitera a importância dos moradores dos bairros reservarem água para minimizar o impacto nas atividades cotidianas.

Os bairros alcançados por esta parada programada são: Gilberto Mestrinho; Grande Vitória; Nova Vitória; Nova Conquista; Tancredo Neves; Novo Reino 1 e 2; São José 1, 2 e 3; Castanheira; João Bosco 1 e 2; Zumbi 1 e 3; Núcleos 16, 23, 22 e 24, da Cidade Nova; Nossa Senhora de Fátima 1 e 2; Mutirão; Novo Aleixo 1 e 2; Loteamento Águas Claras; Amadeu Botelho; Vila Rica; e Parque das Garças.

Além destes, Alfredo Nascimento 1 e 2; Cidade de Deus 1 e 2; Braga Mendes; Viver Melhor 2 (Vila Nova); Monte Sião; Nossa Senhora de Fátima 2; Aliança com Deus; Fazendinha 1; Ben-Hur; Vila Nova; Gustavo Nascimento; Valparaíso; Bairro Novo; Comunidade Santa Bárbara; Jorge Teixeira 1, 2, 3 e 4; João Paulo 1 e 2; Brasileirinho; Santa Inês; Conjunto Viver Melhor 3; e Cidade Alta.

Texto: Tereza Teófilo / Ageman e Assessoria da Manaus Ambiental