27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ageman acompanha testes da nova rede de abastecimento de água no Tarumã

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) estão acompanhando nesta semana os testes de pressurização da nova rede de abastecimento de água tratada que vai beneficiar mais de 10 mil pessoas no Parque Solimões e Parque Riachuelo, ambos no Tarumã. O investimento atende ao compromisso da gestão do prefeito David Almeida de ampliar o fornecimento de água para localidades mais distantes, sobretudo para as famílias mais carentes, por meio de sistemas isolados.

A nova rede possui uma extensão de 27 mil metros, seis poços tubulares com 200 metros de profundidade cada e um reservatório com capacidade de armazenar até 25 milhões de litros de água. A estrutura compõe o Sistema de Abastecimento de Água Tarumã, na zona Oeste, que deverá ser inaugurado pela Prefeitura de Manaus ainda este ano.

As obras estão sendo realizadas pela concessionária Águas de Manaus e fiscalizadas semanalmente pela Ageman. “Há uma expectativa muito grande por parte dos moradores para a conclusão dessa obra que vai garantir água tratada diretamente nas casas, pois antes disso, os moradores só tinham acesso à água por meio de poços particulares. Agora é água de qualidade e saúde para mais de 10 mil pessoas”, afirmou a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento, Suzy Tavares.

A implantação do novo sistema de abastecimento de água tratada consta no Plano de Exploração de Serviços (PES). Atualmente, o índice de cobertura do sistema de abastecimento de água tratada da cidade de Manaus é de 98%.

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Foto – Divulgação / Ageman

spot_img