24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Agência SENAI de Iranduba tem aulas EaD em parceria com Google

Trinta alunos recém-ingressos do curso de Informática Avançada da Agência SENAI Elias Jacob Benzecry, em Iranduba, experimentam aulas com nova metodologia e ferramenta de ensino. Por meio de cadastro no portal Meu SENAI, em parceria com a plataforma Google For Education, escola, professores e alunos têm acesso a recursos didáticos, situações de aprendizagem e ferramentas de produtividade para otimizar e facilitar as práticas pedagógicas.

As duas turmas pioneiras têm alunos de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Manaus que, com a metodologia 100% online, têm acesso durante 24 horas, e de qualquer lugar, ao portal Meu SENAI, que é a integração do Sistema de Gestão Escolar (SGE) com os recursos do Google For Education, plataforma que possui todas as ferramentas do Google adaptadas para o contexto das instituições de ensino, como Google Classroom, Drive, Meet, Agenda e Gmail.

“Com isso temos muitas ferramentas para uso em sala, tanto EaD quanto presencial. A plataforma ajuda a poupar tempo, manter as turmas organizadas e melhorar a comunicação com os alunos. Podemos adicionar materiais para auxiliar no ensino como: vídeos, uma pesquisa em arquivo do Formulários Google, PDFs ou conferência via Meet”, explica o instrutor da Agência SENAI de Iranduba, Shimon Soares.

Os aplicativos Google permitem criar material de forma colaborativa, redigir um texto ou criar uma apresentação com diferentes pessoas. A iniciativa, segundo o instrutor, teve uma semana de ambientação e capacitação dos profissionais e alunos, apesar de parte da nova metodologia de ensino já ser aplicada desde março como uma das ferramentas utilizadas no modelo de “Sala de Aula Invertida” da Agência SENAI de Iranduba, que centra atenção no aluno e o professor no papel de mediador do conhecimento.

“O Google Classroom é uma ferramenta utilizada no modelo de Sala de Aula Invertida, tendo o foco principal no aluno. Nesta plataforma podemos publicar o primeiro contato com o conteúdo, estudado previamente a distância. Depois, em sala de aula, aprofundamos ainda mais o conteúdo, discutindo com os alunos e realizando atividades em grupo. O papel do professor é de mediar o conhecimento”, descreve o instrutor.

Com o Google Agenda, vinculado ao SGE do portal Meu SENAI, o aluno estará por dentro de todos os compromissos marcados para sua turma, como provas, trabalhos, feriados e outros acontecimentos do curso. Por meio de ferramenta integrada, os alunos conseguem agendar entrega de serviços, reuniões em grupos e os encontros online via Google Meet.

“Todas as aulas são gravadas e estão disponíveis para o aluno acessar quando e onde quiser, porém, uma vez na semana, é feita uma aula online com participação dos alunos, usando o Google Meet, onde temos uma revisão geral dos assuntos estudados na semana”, relatou Soares.

O curso de Informática Avançada EaD começou nesta semana e tem carga horária de 80 horas, equivalente a 20 dias de curso. Na modalidade Aperfeiçoamento Profissional, o curso é voltado para os alunos que já possuem conhecimento em informática básica.

Foto: Divulgação

spot_img