As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

‘Agenda Virtual’ registra 180 eventos em 50 dias

Projeto divulga as lives da semana no Portal da Cultura

Com a proposta de oferecer apoio na divulgação de diferentes iniciativas da classe artística, a “Agenda Virtual” registra 180 eventos cadastrados em 50 dias. Desde o lançamento do projeto, em 16 de abril, o Portal da Cultura reúne apresentações de artistas e produtores culturais realizadas nas plataformas digitais.

No calendário estão cadastros de música, festivais on-line e lives individuais, com temas como LGBT, desafios das artes cênicas, fotografia, ioga, meditação e alongamento. O projeto tem cerca de 93 artistas, 42 grupos, além de 29 profissionais criativos envolvidos.

Segundo o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a “Agenda Virtual” faz parte da campanha “Cultura Sem Sair de Casa”, do Governo do Amazonas. Ele explica que, além de fazer o cadastro direto no cultura.am.gov.br, toda semana, a equipe da Secretaria faz contato com artistas e produtores para atualizar a programação das redes sociais.

“Os profissionais do segmento precisam se reinventar no período de isolamento social e nós queremos somar com eles neste processo, com ferramentas para oferecer mais visibilidade”, afirma o secretário. “Estamos nesta articulação para ampliar o alcance das opções apresentadas pelos artistas e trabalhando conforme a diversidade de perfis, para que o Portal da Cultura seja uma referência em serviços. É importante ressaltar ainda que a ‘Agenda Virtual’ está disponível para todos, temos eventos da capital e do interior, assim como amazonenses que moram fora do estado”.

Calendário – Para incluir um evento na agenda, basta fazer o cadastro no cultura.am.gov.br, com informações como nome do evento, data, hora, link ou perfil onde será realizado, classificação indicativa, breve descrição e uma foto (flyer de divulgação ou foto do artista).

Toda quarta-feira, a equipe da Secretaria divulga a programação da semana e também faz a divulgação da agenda nas redes sociais (@culturadoam) e aplicativo (Cultura.AM). O conteúdo dos eventos é de responsabilidade dos realizadores.

Alcance – Entre março e maio, período que a campanha “Cultura Sem Sair de Casa” está no ar, o Portal da Cultura teve mais de 92 mil visualizações de página e 32.923 novos usuários no site.

O projeto disponibiliza gratuitamente conteúdos para diversos públicos, desde atividades para crianças, como a Gincana do Livro e obras de arte para colorir; passando por visitas guiadas e em 360 graus aos equipamentos culturais, documentários sobre artistas e personalidades amazonenses, cursos completos de Desenho, Violão e Teclado; até o programa “Fica na Rede Maninho”, com os vídeos selecionados no edital.

FOTO: Michael Dantas