27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Agendamento para serviços no CCZ passará a ser feito exclusivamente por telefone a partir de quarta

A partir desta quarta-feira, 30 de agosto, o agendamento dos serviços gratuitos de castração cirúrgica e microchipagem de cães e gatos oferecidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passará a ser feito exclusivamente por meio do Disque-Saúde (0800-280-8-280), no horário de 8h às 17h, em dias úteis.

Com isso, deixa de existir a modalidade presencial nos pontos de atendimento. A execução dos procedimentos terá início já no dia seguinte, 1º de setembro. Conforme a diretora do CCZ, Márcia Tereza, a medida é resultado da reorganização do processo de trabalho do CCZ e visa agilizar o acesso dos tutores desses animais aos procedimentos. “Essa mudança vai tornar o processo mais fácil e rápido para quem procura os serviços do Centro de Controle de Zoonoses.”

A Semsa disponibiliza, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, serviço de castração e microchipagem em três pontos de atendimento, em zonas diferentes da cidade: na sede do CCZ, na Compensa, zona Oeste; e nas duas Unidades Móveis nas zonas Leste e Norte. Só este ano já foram realizados 6.281 procedimentos de castração e microchipagem.

Com o Disque Saúde Semsa, a efetivação do agendamento se dará via sistema de informação, realizando o cadastro do proprietário e do animal. Para fazer o agendamento é necessário que o responsável / cuidador / tutor forneça as informações oficiais (número da carteira de identidade, CPF, endereço e informações do animal).

Será aceito no máximo um animal por cada ciclo de agendamento a cada 45 dias, obedecendo ao parâmetro de dez animais cadastrados por CPF. Todos os animais castrados pelo CCZ recebem a implantação do microchip de identificação do responsável pelo animal.

Na manhã de segunda-feira, dia 28, muitas pessoas foram aos três postos de atendimento para agendar a castração porque ainda não sabiam da mudança. Por determinação do secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, todos foram atendidos e foram inseridos no sistema, tendo seus agendamentos já programados. A partir desta terça já não há mais o atendimento presencial.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui