24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Agendamento para testes de hepatites virais começa na Fundação de Medicina Tropical

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realiza nesta quinta-feira (16/07) a abertura da campanha “Julho Amarelo”, referente ao mês dedicado às medidas de prevenção contra as hepatites virais no estado do Amazonas, com o agendamento de testagem para a detecção da doença. Somente na FMT-HVD, no ano de 2019, foram 718 casos confirmados de hepatites virais.

Diferente dos outros anos, quando a testagem era por livre demanda, neste ano ela será feita pelo telefone, por meio do número (92) 2127-3559, nesta quinta (16/07) e no dia 30 de julho. O objetivo do novo formato é evitar aglomerações, e os usuários deverão usar máscaras e respeitar o distanciamento social.

As testagens nesta quinta-feira vão ocorrer das 13h às 17h, no auditório do Ambulatório da FMT-HVD. Em razão da pandemia do novo coronavírus, neste ano as ações serão menores e com protocolos de segurança diferenciados, para garantir a segurança da população durante as testagens.

De acordo com o gerente de IST/Aids da FMT-HVD, Reinan Brotas, a população deve se preocupar com a doença. “As hepatites virais são doenças sérias que podem ficar silenciosas. A pessoa não vai apresentar nenhum sinal ou sintoma por muito tempo, e o diagnóstico vai facilitar o conhecimento sorológico”, disse.

Além dos dias de testagens, as gerências de Ambulatório e Dermatologia estão realizando palestras diárias sobre o tema. Durante a campanha, a FMT-HVD vai disponibilizar os testes rápidos para hepatite B e C, preservativos masculinos e folders informativos sobre as doenças.

A campanha é uma oportunidade para estudantes universitários da área de saúde colocarem em prática os conhecimentos acadêmicos. Eles serão treinados para realização dos testes, proporcionando experiência, conhecimento técnico e vivência para estes futuros profissionais.

Transmissão – As hepatites B, C e D podem ser transmitidas por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue e derivados contaminados, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, e também da mãe para o filho, durante a gestação.

FOTO: Mayara Viana/Susam

spot_img