27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Agentes Comunitários de Saúde participam de seminário sobre síndromes gripais

Um seminário sobre a Síndrome Gripal e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está sendo realizado pela Prefeitura de Manaus até esta sexta-feira, 12/4, para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na área de cobertura do Distrito Leste de Saúde. O objetivo é orientar e preparar as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para identificar essas síndromes. A programação acontece no Centro Cultural Thiago de Mello, localizado na avenida Autaz Mirim, no bairro Novo Aleixo, zona Norte.

Para possibilitar a participação dos 430 agentes de saúde, as atividades foram divididas em dois dias, nos horários da manhã e tarde. A programação, iniciada nesta quinta-feira, 11, inclui palestras, dinâmicas e estudos clínicos, apontando dados para contextualizar e capacitar os participantes.

“O seminário vem trazer conhecimento e municiar os ACSs para que estejam prontos para identificar casos de Síndrome Gripal e SRAG, além de servir de sinal de alerta para que não aumente o surto dessas síndromes na cidade”, explicou a chefe de Atenção Básica do Disa Leste,

Janiete Barbosa.

Além de receberem as informações do quantitativo de óbitos, internação e os casos notificados pelas síndromes, os ACSs são orientados sobre como identificar os sinais e sintomas no paciente.

Para a ACS Milka Dourado, integrante da equipe 102 da Unidade Básica de Saúde Avelino Pereira, é muito importante adquirir conhecimento, porque prepara o profissional de saúde que atua diretamente com a população.

“Nós somos o veículo que atende e leva a informação para as pessoas. Por isso, este seminário é muito importante. Aqui aprendi que existem vários tipos de gripes e a diferenciá-las por meio dos sintomas. É um privilégio participar desses momentos de formação porque o benefício não serve apenas para nós, mas para toda a população”, afirmou a agente comunitária.

Texto: Jean Holanda / Semsa

Fotos: José Nildo / Semsa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui