31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Agosto Dourado vai ter incentivo ao aleitamento materno e atividades para a saúde infantil

Com o tema “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove, entre os dias 1º e 7 de agosto, as atividades locais da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016, que busca incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e, com complementos, até os dois anos de idade.
A abertura do evento, este ano, ocorre no dia 1º de agosto, na Maternidade Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

As ações de promoção ao aleitamento se estendem o mês todo com a proposta de mobilizar os estabelecimentos como maternidades, unidades básicas de saúde, Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), universidades públicas e privadas, secretarias municipal e estadual de Educação (Semed e Seduc), assistência social e direitos humanos (Semmasdh e Sejusc), e sociedade civil organizada – por meio de Grupos de Mães e Mulheres ativistas –, bem como, a comunidade em geral.

Segundo a chefe do Núcleo da Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, os profissionais vão informar a população sobre os benefícios da amamentação e também os riscos do uso de chupetas e mamadeiras. “O foco principal esse ano é trabalhar os profissionais de saúde da importância que tem em incentivar o aleitamento materno”

A Semana Mundial de Aleitamento Materno em Manaus visa implantar os 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças.

A Semana está inserida nas atividades do Agosto Dourado, instituído pela lei Nº 1.925/2014 e comemorado na capital amazonense desde aquele ano.

No dia 6 de agosto, no Largo São Sebastião, às 16h, a Semsa promove uma reunião de mães e bebês para a já tradicional ‘Hora do Mamaço’.

Além do envolvimento de todas as estruturas da atenção básica de Saúde do município com atividades durante todo o mês e com a marca do laço dourado, o símbolo da amamentação padrão ouro para a alimentação infantil, o Agosto Dourado também contará com programação extra: o “Festival da Semana do Bebê”, uma ação conjunta entre Semsa, Semed, Semmasdh, Manauscult, Sejusc, Unicef, UWB e MS.

A cada semana uma instituição da rede pública de ensino vai receber atividades educativas, didáticas e culturais sobre os temas da campanha.

No dia 3 de agosto vai ser no CMEI Pe. Luís Ruas, no bairro Mauazinho (zona Leste); no dia 12 agosto, na Creche Tomaz Avelino, bairro Jorge Teixeira (zona Leste); dia 19 de agosto, no CMEI Heliodoro Balbi, bairro Santa Etelvina (zona Norte); e dia 31 de agosto na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui