26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Agricultores familiares pedem regularização de terras em ramal da BR-174

A vereadora Rosi Matos (PT), por meio do ofício n⁰002/2015/GAB-RM, solicitou nesta quarta-feira (14), uma reunião com os gestores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em apoio aos agricultores familiares que aguardam um posicionamento sobre a regularização dos 29 lotes de terras do Ramal da ZF-1 (área territorial do Distrito Agropecuário), localizada no Km 41 da BR-174.

“A principal finalidade de eu ter solicitado uma reunião com a Suframa é de aproximar os posseiros da autarquia para que os mesmos possam expor, através de um relatório, as reais condições de ocupação e de produtividade dos trabalhadores rurais da ZF-1. E como parlamentar, estarei nessa luta, lado a lado dos agricultores”, explicou a parlamentar petista.

A agricultora, Vera Lúcia Diniz, disse que mesmo estando em posse precária das terras, é dali que os agricultores produzem e tiram o sustento de suas famílias com o plantio e a colheita de frutas e hortaliças. Vera informou ainda que os posseiros eram acompanhados por funcionários da Suframa, em 2004, e que foram mantidos nas terras porque eles não viam nenhum problema quanto à permanência dos mesmos.

“Queremos que a Suframa nos dê a posse definitiva das terras a fim de trabalharmos em paz. Precisamos nos sentir seguros dentro desse espaço que vivemos há mais de uma década trabalhando, produzindo. Com a regularização também acabaria os conflitos entre moradores por divisão (tamanho) de terra. Antes, os funcionários da Suframa apareciam no ramal, e nos deixaram ficar todo esse tempo, agora mudaram de opinião e não conseguimos falar com ninguém, apesar das várias tentativas”, concluiu a agricultora com a expectativa de que a Suframa regularize os lotes em questão.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui