27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

AGRONEGÓCIO: Agricultura e pecuária têm os melhores números da economia brasileira em 2015

Mesmo com o atual momento de crise, a agropecuária continua liderando a economia brasileira. Os números do setor, em 2015, não tiveram crescimento, no entanto, a participação do agronegócio no produto interno bruto do país saltou de 21,4 por cento em 2014, para 23 por cento neste ano. Os números foram divulgados nesta quinta feira, dia 10, pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA.
O presidente da entidade, João Martins comemorou os resultados alcançados, mesmo com dificuldades, em 2015. “Foi um ano muito difícil internamente, mas os produtores não só nos aumentamos a produção, aumentamos mais de 8 milhões de toneladas, como também no mercado interno, conseguimos abastecer satisfatoriamente o mercado interno.”

Neste ano, de janeiro a outubro, a agricultura e a pecuária geraram quase 75 mil novos empregos. A colheita de grãos nos anos de 2014 e 2015 está estimada em 210 milhões de toneladas, um crescimento de 8,2 por cento em comparação com a safra do biênio anterior, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento a Conab.
A participação do agronegócio nas exportações também cresceu. Em 2014 o setor era responsável por 43 por cento das vendas externas, neste ano o número subiu para 48 por cento. O economista Fernando Sampaio, da Letra de Crédito do Agronegócio, afirma que a grande participação da agricultura e da pecuária nas exportações faz com que o setor tenha vantagens sobre outras áreas de investimento. “O setor agropecuário está mais protegido do que o setor industrial e o setor de serviço porque ele depende menos da demanda interna, depende muito, mas depende menos. Então como a demanda interna continuará fraca ele vai sofrer. Agora, exportado graças a sua competitividade, agora com a rentabilidade reforçada pelo dólar mais alto ele tem um canal para aliviar um pouco as agulhas, mais que alguns setores da economia.”

O economista afirma que mesmo com algumas vantagens o agronegócio também está sofrendo com a crise econômica. A queda nos preços internacionais das commodities tem afetado a receita de comércio exterior. Neste ano, as vendas externas do setor devem apresentar valor 8% abaixo do verificado em 2014, atingindo 89 bilhões de dólares. Para os segmentos como leite, ovos e suínos, por exemplo, a perspectiva é de leve queda.

Reportagem, João Paulo Machado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui