24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Águas de Manaus utiliza tecnologia para facilitar identificação e correção de vazamentos de água na cidade

Equipamento chamado Geofone ajuda a identificar locais e facilita os trabalhos de manutenção nas ruas da cidade.

As equipes da Águas de Manaus contam com um equipamento para ajudar a identificar vazamentos com maior precisão nos bairros de Manaus e auxiliar no combate as perdas de água tratada na capital: o Geofone eletrônico. Todos os dias, as equipes da concessionária realizam cerca de 140 serviços diários apenas de correção de vazamentos e o equipamento tem ajudado para a melhoria do atendimento na capital.

O Supervisor de Distribuição de Água, Luiz Castro, explica que o equipamento é usado por equipes da concessionária que trabalham durante o dia e a noite. “Para usar o Geofone é preciso estar em uma área mais silenciosa pois o equipamento funciona por meio da identificação do som. Por conta disso, as vistorias ocorrem principalmente durante a madrugada, mas temos equipes trabalhando em todos os horários”, disse.

Segundo Castro, normalmente as equipes que utilizam o Geofone são acionadas pela Gerência de Serviços quando precisam identificar algum vazamento profundo ou quando há baixa pressão no abastecimento de água em alguma localidade sem um motivo aparente. A identificação dos vazamentos por meio do geofonamento é feita a partir de sensores de solo sensíveis ao som da água. Quanto maior a intensidade desse som, mais próximo o vazamento pode estar.

“É por isso que é necessário estar em um local com a menor quantidade de barulho possível, seja do trânsito, de moradores e etc. Mesmo assim, também fazemos esse serviço durante o dia dependendo do caso”, afirmou Castro. As equipes da Águas de Manaus atuam 24h por dia, divididas em quatros turnos, em vários pontos da cidade de Manaus para reduzir os índices de desperdício que hoje chegam a 40% do total de água captada e distribuída para a cidade.

“Com esse trabalho é possível detectar vazamentos de rede não visíveis e que poderiam demorar dias até serem descobertos e corrigidos. A partir do momento que esse vazamento é detectado, já podemos acionar as equipes da Gerência de Serviços para fazer a correção. Apesar de não haver um prazo determinado para identificar os vazamentos, nossas equipes procuram atender de forma mais eficiente possível e atuar em tempo hábil”, destacou.

Atualmente, uma média de 4.100 mil serviços de correções de vazamento de água na cidade são realizados mensalmente pela Águas de Manaus, desde que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto da capital amazonense, em junho do ano passado. Desde o início da nova gestão, outra mudança foi o tempo de execução dos serviços solicitados pela empresa que também diminuiu em menos de 24 horas.

A concessionária reforça que a participação da população tem sido importante na localização dos vazamentos em vias públicas. A maior parte das informações têm chegado via SAC 0800 092 0195 e pelos canais oficiais da empresa nas redes sociais. A Águas de Manaus também destaca a participação dos líderes comunitários que têm enviado demandas por meio do Whatssapp desde a implantação do Programa Afluentes, em agosto do ano passado.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO – O cliente que deseja solicitar algum serviço da Águas de Manaus pode procurar um dos canais oficiais de relacionamento da empresa.

É somente após o registo da ocorrência que o serviço pode ser realizado. Alguns deles podem ser acionados 24h por dia, como o SAC 0800 092 0195, o Whatsapp 98264-0464, a agência virtual no site www.aguasdemanaus.com.br e o aplicativo “Águas APP”, disponível gratuitamente para smartphones IOS e Android.

A concessionária também possui pontos de atendimento nos PAC´s Alvorada, Compensa, Cidade Nova, São José, shopping Cidade Leste e Via Norte, além da loja central, localizada na rua Leonardo Malcher, 1237. Os atendimentos nos pontos físicos funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. A loja da Leonardo Malcher também funciona aos sábados, até o meio-dia. O cliente ainda pode procurar as vans do programa itinerante “Vem com a Gente” para solicitar serviços relacionados a água e esgoto.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui