27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Aleam concede Título de Cidadão do Amazonas ao vice-almirante Domingos Savio

O vice-almirante da Marinha do Brasil, Domingos Sávio Almeida Nogueira, recebeu na manhã desta quinta-feira (9), o Título de Cidadão do Amazonas, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir de uma iniciativa do deputado Adjuto Afonso (PP), que contou com o apoio unânime de todos os parlamentares.

Em seu pronunciamento, o deputado Adjuto ressaltou o trabalho do vice-almirante, justificando o merecimento pela outorga do título. “Domingos Savio se encantou com os rios, com as pessoas, com a cultura e a riqueza da região amazônica, refletida em seus recursos naturais. Ele mostrou que não basta estar no controle, é necessário ter sensibilidade profissional para enxergar os problemas, se relacionar bem com a população amazônida, e sair em busca de soluções para atender às necessidades”, disse o deputado em um dos trechos do seu discurso.

Adjuto Afonso destacou, ainda, o trabalho do homenageado à frente da administração e controle do transporte aquaviário da região, no auxílio que a Marinha presta com ações de saúde direcionado aos ribeirinhos, alcançando lugares de difícil acesso, situação bem comum na região amazônica, que necessita de hidrovias, opção de transporte mais viável para a região. “Tenho conhecimento de que o senhor é um dos grandes defensores da implantação de hidrovias na Amazônia, o que ressalta sua visão futurista para nossa região”.

Agradecimentos

Em seu discurso, o vice-almirante Domingos Savio agradeceu à Casa Legislativa, ressaltando que a homenagem será um marco na trajetória de sua carreira. “Ser cidadão do Amazonas é uma honraria que carrega em si diversos sentimentos que nutro por esse Estado, sinônimo de grande orgulho e forte emoção. A partir de hoje, oficialmente, serei cidadão amazonense, mas confesso, há tempos já havia me sentido assim. Agradeço especialmente o autor da proposta, deputado Adjuto Afonso, grande parceiro da nossa força, incentivador das causas hidrográficas, pelo gesto de extrema generosidade que teve ao indicar para receber tão dignificante título e pelo inesquecível momento que me proporciona com esse ato.

Apesar do pouco tempo no Amazonas, o vice-almirante detalhou sua visão da Amazônia demonstrando profundo conhecimento da região e a hospitalidade local. “Aqui fui muito bem recebido pelos amazonenses, esse povo tão hospitaleiro e gentil. Impossível percorrer os rios da Amazônia e não se surpreender com o potencial de tantas riquezas desse Estado. Quem conhece o Amazonas sabe que, além do modelo econômico bem sucedido, que é a Zona Franca de Manaus, temos alternativas como o eco-turismo, o potássio da região de Autazes e Nova Olinda, o pólo-cerâmico de Iranduba, os minérios de São Gabriel da Cachoeira, entre tantas outras riquezas”, disse o homenageado Domingos Savio.

A cerimônia reuniu autoridades locais e parte representativa do corpo da Marinha do Brasil que atua na região amazônica.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui