24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Alerta! Saiba como evitar os perigos de lagartas venenosas

A natureza está repleta de insetos que podem ser perigosos para a saúde das pessoas. Um desses animais é a Lonomia obliqua, que é uma lagarta que na fase adulta se transforma em mariposa ou borboleta. Apesar disso, quando está na fase de lagarta, esse inseto possui um veneno perigoso e passa grande parte do tempo escondida em árvores. E foi por acaso que a bióloga Paula Hanna Valdujo descobriu que seu quintal estava com uma grande quantidade desses insetos.

“A primeira vez eu estava com meu filho e ele estava brincando no quintal e eu observei uns cocozinhos de lagarta pelo chão, que são umas sujeirinhas pretinhas, mas como foi em muita quantidade me chamou a atenção e eu fui procurar. Encontrei um grupinho no pé da árvore e mostrei pra ele, expliquei que não podia tocar a mão, que era um bicho que queimava. Três semanas depois, nós estávamos de novo no quintal e ele me mostrou o pé de uma outra árvore que tinha um grupo bem grande, dessa vez tinham mais de 40 indivíduos agrupados”.

Caso uma pessoa tenha contato direto com essa lagarta, o veneno pode causar alguns sintomas como dor, queimação local, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Apesar de mais raros, os casos graves podem ocorrer e geram sangramentos, hemorragia ou mesmo morte. Por isso, de acordo com a responsável pelo Centro de Informação Toxicológica do Distrito Federal, Andrea Amoras, é importante identificar qual o tipo de lagarta causou o ferimento para saber o tratamento adequado.

“Se o indivíduo entra em contato com uma lagarta, que possa causar sinais e sintomas na pele, ardor, coceira, sensação de queimação, devem entrar em contato com o centro de informação toxicológica, que existem vários no Brasil, através do número 0800 e que funciona 24h por dia ou procurar o serviço de saúde mais próximo para que seja medicado”.

A melhor forma de evitar os sintomas decorrentes do veneno da lagarta é observar cuidadosamente troncos e folhas de árvores antes de se encostar ou manusear. Usar luvas, camisas de manga comprida e botas durante as atividades agrícolas. Caso encontre uma grande quantidade de lagarta em sua casa, é recomendável ligar para o serviço ambiental da sua cidade para que sejam tomadas as ações adequadas.

Reportagem, Janary Damacena.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui