24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Algoritmo desenvolvido por docente da UEA conquista segundo lugar em conferência de tecnologia

Outra conquista foi a seleção da postagem do algoritmo para os Staff Picks – grupo de melhores postagens, certificadas pela própria Wolfram

O algoritmo desenvolvido pelos professores Rubelmar Cruz Neto, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Gino Andrade, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – ambos egressos do curso de Engenharia Mecânica da UEA, conquistou o segundo lugar no Hackathon (maratona de programação) que fez parte da Conferência Virtual Brasileira de Tecnologia Wolfran, realizada nos dias 12 e 13 de novembro.

A proposta dos docentes revelou um novo código que encontra o ponto ideal para que o sistema execute a eficiência térmica máxima, usando um algoritmo genético capaz de lidar com um Ciclo Rankine, que é o ciclo de energia que representa um grande número de geração de energia, incluindo usinas nucleares, usinas solares, usinas de gás natural. O código retorna um gráfico que mostra a evolução das gerações até a eficiência máxima, bem como a média dos indivíduos de cada geração e o máximo global.

O docente da UEA, Rubelmar Neto, comenta que foram quatro equipes de várias instituições do Brasil concorrendo, porém somente duas conseguiram chegar até o final da competição. Além disso, Rubelmar destaca que a equipe conquistou outra vitória ao ter o algoritmo selecionado pela própria Wolfram para entrar nos Staff Picks.

“Como critério da competição, o algoritmo que desenvolvemos deveria ser submetido no sistema da Comunidade Wolfram, onde são postadas as aplicações de vários usuários de todo o mundo. Devido à qualidade do nosso projeto, fomos contatados pela Wolfram dos EUA informando que a nossa postagem entraria para os Staff Picks (grupo de melhores postagens, certificadas pela própria Wolfram). Essas conquistas são extremamente importantes, pois geram reconhecimento nacional (premiação do Hackathon) e o reconhecimento internacional (staff picks) de uma equipe formada por dois professores da UEA e Ufam”, enfatizou Rubelmar.

Sobre o evento – A Conferência Virtual Brasileira de Tecnologia Wolfran explora as fronteiras da ciência e tecnologia, ensinando como a computação capacita o participante e a sua organização em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A Wolfram Research é especialista mundial em computação e conhecimento, criando ferramentas avançadas como Wolfram|Alpha, a Wolfram Cloud, interface notebook para ciências dos dados, pesquisa (P&D) e computação exploratória e o Mathematica. Estas ferramentas inovadoras criadas a partir da Wolfram Language. A conferência mostrou como combinar seus fluxos de trabalho com dados acurados e computação avançada para oferecer resultados mais rápidos e mais inteligentes.

spot_img