24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Aluna de escola ribeirinha de Manaus é finalista em Olimpíada de Língua Portuguesa

A aluna Raquel Farias Glória, de 11 anos, da Escola Municipal Bom Jesus, Comunidade Nova Jerusalém, no Rio Negro, foi classificada, entre os 38 competidores que estão na final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que acontecerá em Brasília, nos dias 12 e 13 de dezembro.

A menina concorre ao prêmio na categoria Poema, com o trabalho ‘Minha Casa Azul e Rosa’ [ÁUDIO DO POEMA EM ANEXO]. Ela esteve entre os 500 semifinalistas que participaram da seleção regional, realizada em Salvador, na Bahia, nos últimos dias 22 e 24 de novembro.

De volta a Manaus, Raquel e o professor Jackson de Morais Oliveiras, que dá aulas na escola há apenas um ano e foi o responsável pela orientação da produção do poema, preparam-se agora para a escolha dos vencedores da categoria. A viagem para Salvador foi a primeira que a menina fez de avião. No evento, a estudante também teve a oportunidade de participar de oficinas de redação e informática. Tímida, Raquel falou como se sentiu ao ser escolhida entre tantos concorrentes. “Eu fiquei muito feliz e orgulhosa de mim, por ter chegado até a final. Foi muito bacana ter viajado e participado do concurso”

O professor Jackson de Morais Oliveiras, que conduziu as oficinas de produção textual, feitas com base no material pedagógico do programa do Ministério da Educação (MEC), Olimpíadas de Língua Portuguesa Reescrevendo o Futuro, não escondeu a satisfação pela classificação e considera a conquista importante para o incentivo não apenas de Raquel, mas dos demais alunos da zona rural do município. “O que a Raquel fez foi dar voz aos alunos da zona Rural, das áreas ribeirinhas. Isso vai fazer com que os outros alunos acreditem no seu potencial”

O poema finalista escrito por Raquel relata a realidade amazônica e conta como é a vida de quem vive em uma comunidade ribeirinha. A estudante usou como inspiração o dia a dia com os avós e os dois irmãos. O pai da aluna, Josias dos Santos Glória, se mostrou orgulhoso do trabalho da filha.

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso nacional de texto, voltado para alunos de escolas públicas de todo o País, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O concurso começou em fevereiro e 1.267 escolas do Amazonas se inscreveram, sendo 297 da rede municipal de Manaus. Em 2016, o tema é “O lugar onde vivo”, que pretende estreitar os vínculos do aluno com a comunidade onde vive e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento da cidadania do participante.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão que conta com representantes do Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias de Educação e por docentes de universidades públicas.

Eles verificam a autoria dos textos dos alunos, por meio de novas produções textuais, que acontecem ao longo das oficinas regionais.

A participação das escolas municipais na olimpíada é parte do Programa Viajando na Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que desenvolve ações específicas e mobilizadoras de incentivo à prática de leitura e escrita.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui