Amazonas Notícias

Aluno da Prefeitura de Manaus é destaque na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 20/6, uma cerimônia em homenagem ao aluno Marcelo Bortoleto, do 5º ano, da escola municipal Irmã Serafina Cinque, que se destacou nacionalmente na “Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa”.

Marcelo Bortoleto, representando o projeto English For Kids, coordenado pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF), obteve um excelente desempenho, acertando 29 de 30 questões e recebendo a medalha de 2º lugar nacional na prova.

Para Marcelo, a conquista da medalha é um reconhecimento gratificante de seus esforços em sala de aula. “Meu desempenho me trouxe até aqui, junto com a dedicação da minha professora de inglês, que me deu o estímulo necessário para participar da competição nacional. Esse prêmio prova que com os estudos podemos ir longe, e minha meta agora é ir ainda mais longe”, afirmou.

A gestora da escola, Nelma Andrade, destacou que o projeto English For Kids não só amplia habilidades linguísticas, mas também promove entendimento cultural, social e disciplinar para o futuro dos alunos. “Algumas escolas do município já praticam esse projeto em sala de aula, inclusive aqui na nossa escola, onde estamos trabalhando desde a educação infantil. Foi assim que identificamos o talento do nosso aluno para nos representar nas olimpíadas pela Semed”, explicou.

A professora de inglês, Dayanne Vasconcelos, falou sobre os desafios enfrentados e as mudanças necessárias na metodologia para atrair e estimular seus alunos a aprenderem outro idioma. “No começo não foi fácil, precisei sair da minha zona de conforto, buscar outros métodos de ensino para despertar nos meus alunos a vontade de aprender inglês. Mostrei a eles que o inglês, na prática, é mais fácil e que todos são capazes de aprender, independentemente da idade”, relatou Dayanne.

English For Kids

O projeto “English For Kids” foi implantado em 2013 na rede municipal de ensino, com o objetivo de ensinar a língua inglesa para estudantes da educação infantil e dos anos iniciais (1º ao 5º ano) nas zonas urbanas, rurais e ribeirinhas de Manaus. O projeto aplica técnicas centradas em gramática, vocabulário e pronúncia da língua inglesa. Atualmente, 45 unidades de ensino participam do projeto, somando 14 mil alunos ativos.

Relacioandos