As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!
Governo Carnaval

Aluno da UEA conquista terceiro lugar em concurso internacional de fotografia

Campanha Síndromes

“Busco mostrar meu olhar sobre minha cultura para o mundo”, afirmou Daniel Brandão

O aluno do curso de Turismo da Escola superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Daniel Brandão, ficou em terceiro lugar na categoria de Melhor Foto Jornalística/Documental no International Festival of Photography – Brasília Photo Show 2019/20.

A Comissão Julgadora do Concurso divulgou o resultado nesta sexta-feira (11/10), e Daniel ficou no ranking nacional como terceiro melhor fotojornalista do Brasil, levando assim a Medalha de Prata. “Busco mostrar meu olhar sobre minha cidade, Parintins, minha cultura e o meu estado para o mundo. De fato, quero que as pessoas vejam tudo o que pretendo mostrar, não somente com a minha sensibilidade, mas com o meu olhar e minha poética”, declarou Daniel Brandão.

O aluno, que atua no fotojornalismo e fotografia documental desde 2014, decidiu cursar Turismo por estar atuando anualmente no trabalho de documentação e registro do Festival Folclórico de Parintins, e fala sobre a responsabilidade de representar a UEA em uma competição de nível internacional.

“Hoje me encontro como discente do curso de Turismo da Esat/UEA, e além de representar minha cidade, minha cultura e o meu estado, agora tenho de representar a minha universidade também, o que é uma grande responsabilidade”, destaca.

Brandão participa desde 2018 de concursos nacionais e internacionais de fotografia, tendo vencido alguns deles, a exemplo do Brasília Photo Show – International Festival of Photography 2018/19, onde levou a Medalha de Bronze; do Afrodescendientes en las Americas do Mercosul, realizado em Washington (EUA); e o 4th Annual International Photography Award – 35º Awards, em Moscou, na Rússia.

Sobre a competição – O Brasília Photo Show – International Festival of Photography 2019/20 é um concurso, festival e exposição que acontece em Brasília – DF desde 2015, tendo o apoio até 2018 do Ministério da Cultura e atualmente da Secretaria Especial de Cultura. Trata-se do maior festival de fotografia da América Latina, que cresceu ao ponto de ser reconhecido em 2019 como o Oscar da Fotografia.

FOTO: Daniel Brandão