24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Alunos com bolsa de doutorado concedida pela Fapeam e Capes podem concorrer a intercâmbio na Alemanha

Alunos que cursam doutorado e possuem bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) podem realizar intercâmbio científico na Alemanha. Os interessados têm até o dia 2 de dezembro para fazer a inscrição e participar do programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que concede auxílio para estadias de pesquisa para estudantes de doutorado com bolsa no Brasil.

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado, por dois a seis meses, sem interrupção da vigência da bolsa cedida pela Fapeam.

A estadia será para o período de 1º de maio de 2020 a 31 de janeiro de 2021. Dentre os benefícios do programa por parte do DAAD estão auxílio mensal de EUR 650,00, auxílio para passagem aérea de EUR 1.575,00 (depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade do auxílio), seguro-saúde por parte da Fapeam, e manutenção da bolsa nacional sem alteração do valor e do prazo de duração. Vale destacar que esses valores podem sofrer alterações.

Requisitos – Os candidatos devem contar com bolsa de doutorado da Capes e Fapeam, em modalidade que permita o afastamento para estudos no exterior por até seis meses sem interrupção de financiamento. O aluno deve estar com a matrícula regular no curso de doutorado em uma universidade brasileira. É necessário carta de recomendação do orientador brasileiro e aceite do orientador da instituição alemã.

Quem já recebeu auxílio ou uma bolsa de doutorado sanduíche do DAAD pode se candidatar novamente, desde que não seja no ano de vigência da primeira estadia. O doutorado não pode ter sido iniciado há mais de três anos, contando do momento da submissão da candidatura. No momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha.

É necessário registrar-se no portal do DAAD online, escolher o programa 57378178 Co-financed Short Term Research Grant Brazil 2019 e fazer o upload dos documentos indicados. Após realizar o upload, é necessário enviar a versão impressa do formulário online e a carta de recomendação por correio para o Escritório Regional do DAAD no Rio de Janeiro.

Para mais informações, acesse o site www.daad.org.br ou entre em contato pelo email [email protected].

FOTO: Erico Xavier/Fapeam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui