Amazonas Notícias

Alunos da EJA do município de Manaus recebem orientações de empreendedorismo durante seminário

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, de 7 a 11/5, o VI Seminário de Empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com estudantes de unidades de ensino da zona Norte da cidade. O principal objetivo da ação é inserir os alunos da EJA do município no mercado de trabalho de forma autônoma e independente, com um suporte técnico para isso.

A atividade é voltada para gestores, pedagogos, professores, estudantes e profissionais da rede municipal envolvidos na EJA. O seminário acontece em lugares e horários distintos. Nesta quinta-feira, 9/5, a ação aconteceu na escola municipal Marly Garganta, localizada no bairro Terra Nova, zona norte.

Além disso, a ideia do evento é desenvolver nos alunos da Educação de Jovens e Adultos de Manaus o espírito empreendedor, bem como apresentar possibilidades para criação de espaços e negócios locais, formais e informais para se empreender, como explicou a coordenadora da EJA da Divisão Norte da rede municipal de ensino, Adria Nascimento.

“O VI seminário de Empreendedorismo na EJA vem ser uma grande contribuição no sentido de mostrar caminhos para empreender e, ao mesmo tempo, é importante para abrir um leque de possibilidades para a inserção e reinserção no mercado de trabalho”, enfatizou Adria.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Centro Universitário do Norte (Uninorte). Ao longo do evento haverá palestras, oficinas, momentos de diálogos entre os alunos.

“Essa iniciativa da Semed, na pessoa da coordenação da DDZ Norte, serviu para completar essas lacunas, para proporcionar a esses alunos novas perspectivas, dentro do Empreendedorismo, tanto para aqueles que já empreendem quanto para aqueles que realmente podem identificar no empreendedorismo uma alternativa para sua subsistência e da sua das suas famílias”, explicou Gisele Menezes, gerente de unidade da Uninorte.

Durante a atividade, houve palestras sobre empreendedorismo, estandes de vendas, momentos recreativos com jogos, show com artistas locais, dentre outros.

A aluna Tamires Bezerra, de 23 anos, da 7ª etapa, da escola municipal Professora Marly Barbosa Garganta, aproveitou o momento para demonstrar seu talento como empreendedora no estande de venda de doces. Ela conseguiu unir o útil ao agradável.

“Adoro fazer doces, mas até então não sabia muito como usar isso para ganhar dinheiro e de forma inteligente. E hoje aprendi como posso fazer isso, ou seja, ganhar dinheiro com o que sei fazer. Então, este momento foi muito válido para meu crescimento. Só tenho a agradecer pelas informações”, frisou a aluna.

Também serão beneficiados com o evento, as escolas municipais Sara Barroso, Ana Sena Rodrigues, Rubens Sverner e Jornalista Sabá Raposo.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Relacioandos