Amazonas Notícias

Alunos da Prefeitura de Manaus participam da formatura do ‘Proerd Kids’

Alunos da Prefeitura de Manaus participam da formatura do ‘Proerd Kids’

Alunos do 1º ao 4º ano da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, na manhã desta quinta-feira, 31/8, da formatura do “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) Kids”. No total, foram 520 estudantes das escolas municipais Maria Rufina, Alvorada, República do México e Martinha Corrêa, ambas em Flores, no período de março a agosto, alusivo ao 1º semestre, no auditório do Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.


O Proerd aplica técnicas centradas na resistência à pressão de grupos, auxilia na tomada de decisões para dizer não às drogas e também desenvolve de habilidades motivadoras. Além disso, é um programa estratégico que objetiva educar, com atividades interativas auxiliadas pelo policial instrutor Proerd e pelo professor.


A secretária da Semed, professora Dulce Almeida, destacou a importância do programa dentro da rede municipal de ensino e a parceria com a Polícia Militar com profissionais da instituição, que trabalham com os alunos de uma maneira pedagógica e de prevenção.

“Fui ao Parque do Mindu para um evento do Proerd de três escolas municipais nossas. O Proerd é um programa, em parceria com a Polícia Militar, que cuida para a gente reduzir as questões das drogas, na segurança das escolas, enfim, é muito lindo ter três unidades de ensino aqui. Esse trabalho de resgate social realizado na Semed é muito bom”.


Para o subcoordenador do Proerd, Capitão Uritima, da Polícia Militar, a iniciativa realizada pela instituição, em parceria com a Semed, é fundamental para estudantes, pais e professores.


“Nosso trabalho vem da base, no qual acreditamos que as crianças absorvem muito bem quando estão nos primeiros anos de aprendizagem. Nós iniciamos nosso trabalho com o Proerd Kids, essa atenção inicia na base, porém, já temos instrutores especializados que fizeram cursos fora pelo Proerd, para atender também os pais e o ensino médio. Essa prevenção é nosso objetivo e assim vamos torná-los cidadãos fortes e preparados”, disse.


O aluno do 4º ano do ensino fundamental, Keirryson Gustavo Gonçalves, de 10 anos, da escola municipal Martinha Corrêa, Flores, zona Centro-Sul, foi um dos estudantes que participaram da formatura. Para ele, esse foi um aprendizado muito importante e especial.


“Eu gostei muito da formatura, não fiquei muito nervoso. Eu aprendi que tem de ficar longe das drogas e dizer sempre não à violência. O Proerd me ajudou muito, porque fiquei mais educado e não baguncei tanto em sala de aula”, contou.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Relacioandos