24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alunos da rede estadual encenam obra infantil como parte de projeto literário

Mais de 2 mil estudantes fizeram parte do Planeta Leitura, que visa formar leitores literários desde os anos iniciais

Alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carvalho Leal encenaram o livro “Lá vem o ratinho carteiro” no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, na manhã desta terça-feira (12/11). A apresentação foi a 1ª Mostra de Boas Práticas do Projeto Planeta Leitura, da qual participaram 2.276 alunos de Manaus e Iranduba. O objetivo do projeto é formar leitores de literatura desde os anos iniciais, além de incentivar a leitura entre pais e a comunidade.

Professores de 15 escolas de Manaus e uma de Iranduba participaram das formações, realizadas em quatro etapas presenciais e 40 horas online. As etapas presenciais incluíram as seguintes modalidades: leitura literária, modalidades organizativas, leitura em voz alta, conversas apreciativas, roda de biblioteca, escrita e indicação literária, resenha e práticas compartilhadas, sendo que esta última foi a socialização das práticas realizadas na escola.

A gerente de Ensino Regular, Sirlei Baima, explica que, conforme as formações, os docentes faziam a aplicabilidade nas escolas. “O objetivo maior é formar essa rede de leitores e que não fique parado nas crianças nas escolas, mas que mobilize a comunidade escolar, a comunidade ao entorno da escola e os pais. No momento de culminância das escolas, os pais são convidados para ouvir seu filho declamar uma poesia, ver seu filho participar de uma peça teatral. Embora pequenos, os pais ficam satisfeitos com isso, e é uma motivação para os pais lerem com os filhos”, enfatiza.

Viviane Bitar, coordenadora do Planeta Leitura, contou que o evento desta terça-feira foi dividido em dois momentos. “O primeiro foi a nossa última formação presencial e o segundo é a 1ª Mostra de Boas Práticas do Projeto, onde a gente quis dar uma visualização mais ampla do trabalho realizado nas escolas com o uso das maletas que foram disponibilizados pela secretaria”, diz.

Projeto – Lançado em julho deste ano pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, o Projeto Planeta Leitura é composto por duas frentes: a criação de um acervo para as escolas participantes e a promoção e formação de mediadores de situações didáticas de leitura na escola. A qualificação é realizada por meio de cursos online, oficinas presenciais e o suporte impresso “Guia de orientações didáticas para o professor”.

Em formato impresso, a coleção educacional Planeta Leitura está organizada em maletas, por ano de escolaridade (1ª e 2ª séries do ensino fundamental), com o objetivo de possibilitar o acesso aos livros e a vivência de situações significativas de leitura.

FOTO: CLEUDILON PASSARINHO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui