27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alunos da rede estadual participam de jogos e assistem a palestra sobre segurança no trânsito, durante o programa ‘Muda Manaus’

Atividades aconteceram na Escola Estadual Osmar Pedrosa, nesta sexta-feira (06/12)

Em seu segundo dia de atividades, o programa “Muda Manaus” levou, nesta sexta-feira (6/12), ações de orientação e conscientização social à Escola Estadual Osmar Pedrosa, na zona norte. Durante a manhã, os estudantes participaram de palestras sobre educação no trânsito e Educação Física Permanente. A unidade escolar é uma das selecionadas para receber ações do programa, lançado pelo Governo do Amazonas com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do Estado.

A gestora da escola, professora Ilda Lima, contou o quanto foi gratificante receber as atividades do programa. “Sem dúvida, sabemos da importância de receber orientações sobre temas de extrema relevância para a sociedade, pois somente com o diálogo será possível termos um ambiente escolar saudável, fazendo com que isto reflita nas ações positivas dos nossos estudantes”, afirma.

A palestra “Educação Física Permanente”, ministrada pelo professor Joniferson Silva, busca trazer a reflexão quanto às consequências do sedentarismo. “Nosso papel é mostrar aos estudantes que o exercício físico é fundamental em qualquer idade. Hoje, a maioria das doenças psicossomáticas, cardíacas e psicológicas são causadas, em muitos casos, pela falta da atividade física regular. Por isso, queremos conscientizar estes alunos a praticarem, pelo menos uma ou duas vezes, uma caminhada, corrida ou aquele exercício que o mesmo considere apropriado, pois o importante é se movimentar”, conta Silva.

Atenta às orientações do professor, a estudante Mirela Aira, do 5º ano, afirma que vai levar para fora da aula as informações passadas durante a palestra. “Eu vou levar, com certeza, para a minha família tudo o que foi ensinado hoje, pois, em muitas situações, uma simples caminhada ou uma dança podem trazer melhorias consideráveis para nossa saúde”, disse.

Jogos Intergeracionais Sustentáveis – Outra atividade desenvolvida na unidade escolar foi o circuito de jogos intergeracionais, que ganha este nome por poder ser praticado por pessoas de todas as idades.

Os brinquedos têm temáticas lúdicas e são produzidos com materiais biodegradáveis, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento motor das crianças, como explica a professora Floramara Machado. “Os jogos buscam proporcionar a integração e a socialização entre os participantes, sejam eles crianças, jovens, adultos e idosos, além de ajudarem, ainda, a desenvolver os aspectos cognitivos dos envolvidos”, enfatiza.

Para o estudante Alan Ferreira, do 7º ano, os jogos alcançaram os seus objetivos, pois, além de serem divertidos, são difíceis de serem resolvidos. “O brinquedo estimula os participantes a pensarem em soluções para concluir o jogo, porém, não é tão fácil quanto parece”, afirma o estudante, referindo-se ao brinquedo “Torre de Hanói”.

Educação no trânsito – O Programa Muda Manaus trouxe, ainda, instrutores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que realizaram palestras sobre os direitos e deveres do cidadão no trânsito.

Especialista em segurança no trânsito do Detran, Wendel Menezes, informa que o intuito é alertar os estudantes para situações perigosas. “Nosso objetivo é trabalhar na mudança do comportamento da sociedade e conscientizá-los sobre os seus direitos, para que, assim, a gente possa ter um trânsito mais seguro”, destaca.

Nauana Amorim, estudante do 7º ano, garante que a palestra surtiu um efeito positivo e que deve, desde já, passar a pôr em prática as orientações repassadas aos estudantes. “São pequenas coisas que podem mudar as nossas vidas e uma delas, como o professor citou, é o uso do cinto de segurança. Com certeza, a partir de hoje, não deixarei mais de usá-lo e nem de advertir meus familiares quanto a esse acessório, que pode salvar vidas”, evidencia a jovem.

FOTO: CLEUDILON PASSARINHO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui