23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alunos da rede estadual recriam quadros famosos de artistas conhecidos mundialmente

Os alunos foram desafiados a reproduzir, através de fotografias, obras como “Mona Lisa”, “O Grito”, entre outros

Os alunos da Escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito, localizada na zona oeste de Manaus, usaram a criatividade para recriar personagens de grandes artistas. A atividade envolveu cerca de 60 estudantes, para reelaborarem obras como “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci; “O grito”, de Edvard Munch; “O tempo voa”, de Frida Kahlo; entre outros.

Os estudantes foram desafiados a reproduzir, através de fotografias, as obras com objetos e adereços caseiros, evitando sair de casa para comprar materiais. Foram elaboradas releituras de clássicos como “Sombrero amarillo”, de Rudolf Hausner; e “O lavrador de café”, de Cândido Portinari.

A gestora da unidade escolar, Jessica Lima, afirma que a iniciativa gerou grande comoção entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental (EF). “A ideia foi propor aos alunos usar a criatividade, fazendo releituras com fotografias e tornarem-se personagens de algumas obras de arte de grandes artistas”, afirma.

Ainda conforme Jessica, a aceitação foi muito grande, e instigou, ainda, pais e responsáveis na realização do trabalho: “Os pais me enviaram mensagens agradecendo e parabenizando a professora por esse trabalho. E isso é muito gratificante, pois sabemos que a situação ainda está bem complicada para todos”, ressaltou a gestora.

A atividade expôs, ainda, o envolvimento da família no ensino remoto, que é fundamental nesse período. “É papel da família acompanhar, criar e incentivar, mesmo que seja em tempos difíceis como esses que estamos vivendo. Isso é muito importante e prazeroso para nós como escola, como educadores”, finaliza a gestora Jessica Lima.

A aluna do 3º ano, Izabelly Barros, que recriou um dos autorretratos de Frida Kahlo, “O Tempo Voa”, contou como foi especial se caracterizar como uma artista: “É a primeira vez que faço um trabalho de caracterização na escola, e eu gostei bastante, pois além de recriar a obra, pude conhecer um pouco mais da história e da arte da Frida”, enfatizou Izabelly.

Outra releitura clássica foi feita pela irmã gêmea de Izabelly, a estudante Izabela Barros, que interpretou a obra de Leonardo da Vinci “Mona Lisa”, onde afirma o quão feliz ficou em realizar a atividade. “Todo o processo foi bem bacana, desde a elaboração da fantasia até a hora de fazer a foto, eu fiquei muito feliz e gostei bastante da obra que reproduzi “, conclui.

FOTO: Divulgação

spot_img