27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alunos da rede estadual representam o Amazonas nos Jogos Pan-Americanos do México

Adolescentes conquistaram terceiro e quarto lugares na competição

Os estudantes Jailson Leite e Eduardo Trovão representaram o Amazonas no Pan-americano de Wrestling, luta livre na categoria Cadete, em Oaxtepec, no México, no início deste mês, quando conquistaram o terceiro e quarto lugares, respectivamente. De volta a Manaus, eles foram homenageados pela Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 5, nesta quinta-feira (17/06).

Jailson cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual (EE) Vasco Vasques. Ele conta que iniciou os treinos de wrestling por orientação médica, porque tinha os ossos fracos e a prática de esporte foi indicada para a melhoria da saúde. O rapaz, natural de Carauari, veio para Manaus e iniciou os treinos em 2018, que serviam de tratamento.

“Me trouxe muita saúde e felicidade. Hoje, eu não sinto mais dores nos ossos e nem fraqueza. Na minha escola, temos a prática, os treinos e eu vejo que meus colegas gostam muito. O principal incentivo veio da minha família e da minha escola, para ter boa alimentação, descanso e rendimento de atleta. O esporte transforma vidas. Antes, eu era um garoto muito tímido e sofria de ansiedade, hoje, essas coisas saíram da minha vida, eu conheci muitos lugares e trouxe muitos benefícios para mim e pra minha família”, avalia o medalhista.

O aluno e atleta de wrestling da EE Áurea Pinheiro Braga, Eduardo Trovão, não conquistou medalha no campeonato, mas vê na competição uma motivação para seguir treinando e trazer a primeira medalha olímpica para o Amazonas.

“Agora, eu não sou só mais um, sou um cara que está no caminho de ser um atleta olímpico, um campeão olímpico. Isso traz muitos incentivos e me dá orgulho em representar o Amazonas. O esporte me trouxe muitos benefícios para a vida e para a escola. Lá, onde eu estudo, tem o projeto de lutas e eu me interessei, e já comecei a competir”, conta o rapaz, que já representou o estado em campeonatos nacionais e internacionais.

Esporte para a vida – Introduzir os esportes físicos ou intelectuais na vida das crianças e adolescentes traz senso de responsabilidade, organização e disciplina, fatores que, a longo prazo, permitem os estudantes focarem mais em si mesmos e alcançarem melhores resultados nos estudos, como acontece nas escolas da zona leste de Manaus, sob a gestão da CDE 5.

O assessor de Educação Física da coordenadoria, Jorge Lelis, ressalta que os professores da disciplina observam quais os esportes atraem mais cada público e, com isso, trabalham para desenvolver os estudantes e incentivar o amor pelo esporte.

“Temos atividades práticas de luta olímpica, judô, atletismo, vôlei, badminton e aqueles esportes que não são de ação, mas que têm muita emoção, como o xadrez. A coordenadoria procura incentivar seus professores para que eles trabalhem com seus alunos e, a partir daí, temos os combates mentais nas escolas. A ideia não é formar campeões, mas formar pessoas que pensam, que raciocinam a partir do esporte”, frisa Lelis.

FOTO: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

spot_img