Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Alunos da rede estadual resgatam a cultura dos povos indígenas no Amazonas por meio de vídeos

Atividade foi uma homenagem ao Dia do Índio, celebrado nesta segunda-feira (19/04)

Valorizar e resgatar a cultura dos povos indígenas, por meio de apresentações sobre seus hábitos e costumes. Foi assim que os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) J.G. de Araújo, localizada na zona sul de Manaus, prestaram suas homenagens ao Dia do Índio, celebrado nesta segunda-feira, 19 de abril. A atividade, que acontece anualmente, teve seu formato alterado devido às aulas remotas, sendo realizada, agora, através de vídeos enviados via aplicativos de mensagens.

“Sempre trabalhamos a data, é uma forma de deixar sempre viva a memória cultural dos povos indígenas. Mas nesse formato [vídeo] é a primeira vez, e tivemos um retorno muito positivo. Contamos com o apoio dos pais, que estão sempre receptivos às nossas ações e ao aprendizado de nossos alunos”, relata a gestora da unidade, Socorro Falcão.

Na ocasião, os alunos apresentaram, através de vídeos, um pouco da história da culinária, moradia, instrumentos musicais, plantas medicinais, lendas, brincadeiras, artesanato e palavras de origem indígena.

A aluna Jéssica Gabriela, do 5° ano, produziu um vídeo explicando sobre os alimentos de origem indígena que fazem parte da culinária presente no nosso cotidiano. “A herança indígena tem uma forte presença na culinária brasileira. Temos vários ingredientes oriundos da cultura indígena, como, por exemplo, a mandioca, que dá origem a muitas receitas, como paçoca, mingau e tapioca, entre outros”, afirma Gabriela.

Homenagem – Ainda nesta segunda-feira (19/04), a Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE) prestou homenagem aos profissionais indígenas que atuam na área. “Nossa ideia é valorizar a cultura dos profissionais que atuam dentro das nossas escolas, além de afirmar a história dos povos indígenas”, afirma o coordenador distrital Adson Cordeiro.

Atualmente, a CDE 1 conta com nove profissionais indígenas em seu quadro educacional.

Dia do Índio – Comemorado em 19 de abril, a data foi criada e decretada, em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear os povos que têm importância originária da formação da sociedade brasileira.

FOTO: Acervo pessoal

-publicidade-