As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Alunos da rede municipal de ensino dão dicas de como manter um trânsito seguro no Dia “D” no Trânsito

Para encerrar a Semana Nacional do Trânsito, mais de 200 mil alunos das 492 unidades de ensino entre creches, Centro Municipal de Educação (Cmei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participaram, nesta segunda-feira 25/9, de atividades voltadas para o Dia “D” no Trânsito.

A ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) realizou desde o dia 18 ações de orientações nas escolas municipais de Manaus.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, acompanhada da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, do chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Alexandre Romano da Semed, e do procurador jurídico do Manaustrans, Eudes Albuquerque, participaram do encerramento da semana, que aconteceu no Centro Municipal de Educação (Cmei) Maria Clara Machado, no bairro Petrópolis, zona Sul.

Durante o evento a secretária falou da importância em orientar desde cedo as crianças para que se tornem motoristas e pedestres cientes dos seus direitos e deveres, tornando o trânsito da cidade mais seguro e humanizado.
“As crianças são os principais agentes de transformação dentro da família, cobrando e ensinando o que é certo e errado.”

Para o diretor jurídico do Manaustrans, Eudes Albuquerque, orientar as crianças é importante, uma vez que reeducar os motoristas adultos é mais complicado devido aos hábitos já adquiridos, mas ainda assim, várias ações estão sendo realizadas, em busca de um trânsito mais seguro para todos.

O aluno Pietro Pereira, 6 anos, do 2º período, contou que aprendeu várias regras de trânsito e agora vai chamar atenção do pai quando ele estiver fazendo algo errado. “Eu vou falar pro meu pai que tem que usar o cinto de segurança e não pode ultrapassar o sinal vermelho”, afirmou.

De acordo com o chefe da DEI, Alexandre Romano, os alunos da Educação Infantil receberam orientações por meio de atividades recreativas, desenvolvidas pelo projeto “Transversalizando o Trânsito na Educação”, com os professores de Educação Física da Caravana da Educação.

você pode gostar também