25.3 C
Manaus
segunda-feira, março 18, 2024

Alunos de Ensino Médio da rede estadual participam de ‘viradão’ para o PSC 2020

A Coordenadoria de Educação (CDE) 1, vinculada à Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), promoveu, na tarde desta quinta-feira (21/11), o seu primeiro “viradão” preparatório para o Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2020, que é uma das formas de ingresso na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade aconteceu na Escola Estadual Antenor Sarmento, na Cachoeirinha, e reuniu cerca de 200 alunos de 15 escolas de Ensino Médio da zona sul de Manaus. Outra etapa do “viradão” acontece nesta sexta-feira (22), no mesmo local, nos períodos da manhã e da tarde, e é voltada aos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, respectivamente.

Segundo o coordenador da CDE 1, Adson Cordeiro, a maratona de revisão de conteúdos é um estímulo a mais para os alunos que farão as provas do PSC no dia 1º de dezembro. “A gente sempre tem propostas para os processos de vestibular macro, então resolvemos inovar oferecendo um ‘viradão’ com material e aulas diferenciados também para os seriados”, disse.

A CDE 1 realizou um projeto-piloto desse tipo de “viradão” no mês de outubro, com foco no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Tivemos em torno de 450 alunos participando no IEA (Instituto de Educação do Amazonas). Futuramente também vamos promover um ‘viradão’ para o Enem com nossos alunos do Ensino Médio”, adiantou Cordeiro.

De acordo com ele, a proposta tem potencial para ser replicada por outras Coordenadorias de Educação da Seduc. “Estamos fazendo esse trabalho como um piloto. Com a Seduc sempre buscando melhorar o seu fazer pedagógico foi possível proporcionar esse momento aos nossos alunos. A ideia é que, com o sucesso desse projeto, possamos expandir para toda a rede estadual”, concluiu Cordeiro.

Revisão – O CDE 1 recrutou para o Viradão PSC 2020 professores que se destacaram por sua metodologia de ensino e prática pedagógica. Durante os encontros, eles resolvem questões de provas anteriores, com vários graus de dificuldade, ao mesmo tempo em que revisam os conteúdos ensinados em sala de aula ao longo do ano letivo.

O professor de Matemática Jorge Alencar, da Escola Estadual Ruy Araújo, foi quem abriu o simulado desta quinta-feira na Escola Estadual Antenor Sarmento, que também contemplou as disciplinas de História e Geografia.

“Vamos trabalhar questões que envolvem porcentagem e regra de três, dois dos tópicos que mais pesam em qualquer avaliação. Vamos resolver as questões passo a passo, comentadas, e trabalhar para desmistificar aquele monstrinho da Matemática, mostrando que a Matemática é divertida, é legal”, comentou.

Para ele, essa estratégia de ensino, comum em cursinhos pré-vestibulares, ajuda os alunos a fixar as matérias. “A garotada fica bem preparada. Essa foi uma boa iniciativa do nosso colega Adson, porque é uma maneira de trazer o conteúdo para o dia a dia e mostrar a sua aplicabilidade nas avaliações externa”, acrescentou o professor.

Aluno do primeiro ano na Escola Estadual Antenor Sarmento, João Pedro Cunha, de 15 anos, elogiou a iniciativa. “Vai nos ajudar a entender mais os assuntos que temos dúvida, permitindo que a gente tenha um bom desenvolvimento durante a prova do PSC e até mesmo em outros vestibulares que tenham os mesmos assuntos”, disse.

O aluno Kalebe Costa Silva, da Escola Estadual Ruy Araújo, ainda está dividido quanto à faculdade que quer cursar, mas desde já não descuida da sua rotina de preparação, que acaba de ganhar um reforço com o simulado promovido pela CDE 1. “Acho que é bom a gente estar perto daquelas pessoas que têm o mesmo objetivo. Isso vai nos ajudar nesse momento tão importante”, afirmou.

Aplicação das provas – As provas do PSC 2020 serão aplicadas no dia 1º de dezembro, das 8h10 às 12h10, para os candidatos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e, até as 13h10, para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

As provas vão conter 54 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Literatura. Para os alunos do terceiro ano, também será necessário escrever uma redação.

A previsão é que a relação de aprovados na terceira etapa (3º anos) do PSC 2020 seja divulgada a partir do dia 9 de janeiro. Estudantes das demais etapas (1º e 2º anos) terão acesso ao boletim de desempenho a partir de 30 de março.

SERVIÇO

ASSUNTO: Viradão PSC da CDE 1
LOCAL: Escola Estadual Antenor Sarmento (av. Urucará, Cachoeirinha)
DATA: Dia 22 (sexta-feira) de novembro de 2019.

HORÁRIO: Das 7h às 11h
PÚBLICO ALVO: 2ª série do Ensino Médio
DISCIPLINAS: Matemática, Língua Portuguesa e Química

HORÁRIO: Das 13h às 17h
PÚBLICO ALVO: 3ª série do Ensino Médio
DISCIPLINAS: Literatura, História e Biologia

FOTO: RODRIGO SANTOS/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui