25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Alunos destaques na Obmep são premiados no 3° Encontro de Clubes Matemática da rede municipal

Mais de 300 pessoas participaram do 3° Encontro de Clubes de Matemática da rede municipal de ensino, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 27/11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus. Na oportunidade, aproximadamente 200 alunos foram homenageados com medalhas ou certificados de menção honrosa, devido aos resultados alcançados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e Obmep nível A.

Os Clubes de Matemática são ações do Programa Matemática Viva, da Prefeitura de Manaus, coordenados pela Semed, que contam com a participação de 14 escolas pilotos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e envolvem aproximadamente 140 alunos. O objetivo dos Clubes é incentivar os estudantes à produção científica e à resolução de problemas criando um ambiente de aprendizagem colaborativa. Quatorze professores coordenadores estão envolvidos no programa, que é realizado semanalmente com atividades pedagógicas nas unidades de ensino envolvidas.

SONORA: Gisele Souza – Coordenadora do Projeto

“O objetivo maior é justamente esse, resolução de problemas para o aluno desenvolver a matemática e trazer mais alunos para a rede“

Pela terceira vez consecutiva, a aluna do 8º ano, da Escola Municipal Aristóphanes Bezerra, Laura Emanuele de Freitas, 14, conquistou a medalha de bronze na Obmep. Para ela, o grande sonho é alcançar a medalha de ouro. “Não primeira vez eu não esperava e agora eu estou estudando cada vez mais.”

Já o professor da Laura, Dilcelino Ferreira, que também foi premiado, ressaltou que a menina é um talento em Matemática. “Eu acompanho a Laura Emanuelle desde o 6º ano e em todos esses anos ela vem conquistando medalha de bronze. Eu espero que no próximo ano consiga conquistar a tão sonhada medalha de ouro”

A Obmep é um projeto nacional voltado para alunos a partir do 6° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do país, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A novidade da olimpíada, que acontece desde 2005 com o intuito de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, foi a realização da Obmep nível A, neste ano, para alunos de 4° 5° anos do Ensino Fundamental.

Crédito: Nathalie Brasil / Semcom e Lton Santos / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui