As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Alunos do Amazonas são premiados em disputa internacional de Matemática

Oito mil alunos da rede pública de ensino participaram do Concurso Canguru de Matemática; 28 foram premiados com medalhas de prata e bronze. A competição serviu de preparação para a prova do Saeb

Vinte e oito alunos da rede pública de ensino do Amazonas foram premiados na edição deste ano do Concurso Canguru de Matemática. Além deles, outros 22 receberam o título de Honra ao Mérito. A disputa internacional é considerada a maior do segmento e atende, anualmente, um total de 6 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em 75 países. Em 2019, as provas foram aplicadas entre os dias 23 e 24 de março e contaram com a participação de mais de 8 mil alunos das escolas estaduais da capital.

No final da competição, 13 alunos receberam medalhas de prata e 15 de bronze. De acordo com o coordenador distrital da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) responsável pela zona central da capital, Adson Cordeiro, além de estimular os estudos, o Concurso Canguru serve como preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Essa prova [a Saeb] tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e um dos conteúdos abordados é a Matemática. Então, utilizamos a disputa como um instrumento pedagógico para melhorarmos nossas avaliações externas”, destacou o coordenador geral.

De acordo com Adson, cada escola participante – foram 32, no total – desenvolveu uma estratégia diferente para preparar os seus alunos para a competição. “A Escola Estadual Ruy Araújo criou o projeto ‘Fábrica de Números’, por exemplo”, recordou. “Nós ficamos muito felizes com os resultados e estamos otimistas para o Saeb. O concurso [Canguru] foi somente uma das ações preparatórias para essa prova, em outubro. Muitas outras ainda estão por vir”, prometeu.

Entre os próximos desafios dos estudantes, ele listou as olimpíadas Amazonense e Brasileira de Matemática e a 2ª Feira Amazonense de Matemática. “Todas essas ações receberão atenção das coordenadorias de Educação e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM)”, reforçou o coordenador geral.

Educação no Amazonas – Para Adson Cordeiro, a Educação no Amazonas possui uma média de aprovação “muito boa”. A intenção, agora, é melhorar os níveis de proficiência em Matemática e Português – os principais indicadores em exames nacionais, com a Prova Brasil e o Saeb. “Com essas próximas ações, tenho certeza que melhoraremos ainda mais a rede pública de ensino do nosso Estado. Em outubro, estaremos bem melhor”, finalizou.

Sobre o concurso – O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio. É a maior competição internacional de Matemática do mundo, com um total de 6 milhões de participantes (todo ano) e realizada em 75 países. Neste ano, as provas foram aplicadas entre os dias 23 e 24 de março.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEDUC

você pode gostar também