27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alunos do IFAM contam experiência internacional no Chile

Nos últimos anos, o Programa IFAM Internacional tem cumprido o planejamento de enviar os estudantes e servidores da instituição para experiências fora do país, incluindo períodos de intercâmbio com o objetivo de qualificá-los e torná-los multiplicadores após a vivência em instituições renomadas pelo mundo.

Desde 2015, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) já enviou 32 alunos dos campi Manaus Centro, Manaus Zona Leste, Manaus Distrito Industrial e Maués para estudar ou participar de eventos no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), Instituto Politécnico do Porto (IPP), Lucknow (Índia), Washington (EUA), Courtney e Niagara (Canadá).

Em março, os alunos Jorge Michel Santos de Vasconcellos e Beatriz Machado dos Santos do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), curso Engenharia de Controle e Automação foram selecionados para o Projeto LaPassion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) que proporcionou um estágio internacional de dois meses no Chile, tendo como foco, projetos voltados para a população idosa.

Durante a temporada de dois meses no Chile, os estudantes em parceria com outros jovens de diversos países têm como missão divulgar as atividades dos projetos nos blogs https://byedisasters.wordpress.com/ e https://lapassionfive.wordpress.com/.

Na equipe batizada de Bye Disasters, o amazonense Jorge Michel está tendo a oportunidade de trocar experiências com estudantes da Finlândia, Chile, Uruguai e desenvolve com este grupo, projeto que visa buscar novas soluções para melhorar a vida de pessoas idosas pelo mundo.

Integrante da equipe La Passion 5, a estudante Beatriz Machado tem o desafio de entender e propor um sistema ou solução que tire o idoso da zona de conforto, criando uma experiência positiva e benéfica para chegar aos parques urbanos.

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, o La Passion vem com a proposta de desafiar os estudantes em termos de inovação, habilidades sociais e internacionalização. “Conviver com pessoas de diferentes países e culturas é o primeiro desafio proposto. Além disso, eles são instigados a pensar ‘fora da caixa’ e buscar propor soluções para lidar com diferentes problemas”, disse Castelo Branco.

Os amazonenses retornam à Manaus neste mês de junho e devem compartilhar os conhecimentos obtidos com os outros colegas no campus.

O QUE É O LA PASSION?

O projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LaPassion, por sua sigla em inglês) envolve 15 entidades do Brasil, Finlândia, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai com o objetivo de custear projetos multidisciplinares e a mobilidade de servidores e alunos das instituições envolvidas. Aprovada este ano, a ação tem a vigência de três anos e será financiada pela iniciativa europeia Erasmus+.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui