Take a fresh look at your lifestyle.

Alunos do IFAM que participaram pela primeira vez dos jogos nacionais contam como foi experiência e incentivo da instituição ao esporte

-publicidade-

FOTO: ASSESSORIA DO IFAM

Com objetivo principal de integrar os Institutos Federais de todo o Brasil através do esporte, os Jogos dos Institutos Federais (JIF) propõem a promoção da saúde dos alunos participantes; a incorporação da prática esportiva no estilo de vida dos estudantes, garantindo assim, uma vida mais saudável e de melhor qualidade; a reflexão do estudante sobre um lazer ativo; a integração entre os IFs e a democratização do acesso às práticas esportivas.

As competições são realizadas em etapas ao longo do ano. Primeiro, o Instituto Federal realiza competições nos campi e entre os campi e seleciona os melhores alunos para representar o Instituto em âmbito regional. A Etapa Regional acontece em uma cidade-sede da região e conta com a participação dos representantes dos estados. Nessa seletiva, os melhores alunos são selecionados para representar a sua região na etapa nacional. A Etapa Nacional dos jogos reúnem em média de 1.000 alunos-atletas e competem um representante da região em cada modalidade. As modalidades coletivas e individuais são: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, voleibol, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os jogos são promovidos anualmente pelo Conif com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Selecionamos quatro alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para relatar a experiência de participar pela primeira vez de uma competição em nível nacional.

Do futebol ao atletismo

A aluna Alicia Rodrigues estuda no campus Eirunepé, localizado a 1.939km de Manaus, e está atualmente no terceiro ano do ensino médio. Ela conta que se interessou em ingressar no IFAM pela possibilidade de fazer um curso técnico integrado ao médio. Alicia sempre jogou futebol nos jogos escolares nas escolas que havia estudado, mas ao ingressar no IFAM, com a falta de alunas interessadas em compor um time do campus para o futebol, ela migrou para o atletismo e foi disputar os Jogos do Instituto Federal do Amazonas (JIFAM). “Fui convidada para competir no atletismo e acabei me apaixonando pela modalidade. Fui para o JIFAM e competi nas provas de 400m, 100m e 200m. No regional participei do revezamento 4×400 e ganhamos o primeiro lugar”, conta Alicia. Com o primeiro lugar, Alicia embarcou para Brasília para a competição nacional.
“O meu pai foi que sempre me incentivou e falou para eu buscar o meu melhor. Sou a primeira aluna do campus Eirunepé a competir nos jogos nacionais, o IFAM me deu essa oportunidade e agora eu tenho até planos que incluem o esporte. Estou finalizando o ensino médio mas eu quero continuar correndo quando acabar a escola”, relata Alicia.

Natação inspirou ingresso no IFAM

Gustavo Miranda está no 2º ano do ensino médio no campus Manaus Centro e já participava de competições de natação antes de entrar no IFAM. Ele revela que um dos motivos de ingressar no IFAM foi a valorização que o Instituto dá ao esporte. “Eu ouvia os meus amigos comentarem sobre as competições internas, regionais e nacionais entre os institutos federais. Eu tinha na minha cabeça que o IFAM era a instituição ideal para fazer meu ensino médio pois além do ensino técnico eu poderia treinar e desenvolver minha natação”, Gustavo conta que ao conseguir a aprovação no processo seletivo foi logo atrás da seleção para o time de natação. Participou do JIFAM em 2015 mas não conseguiu classificação. “Ano passado não consegui classificação mas esse ano foquei muito no treino desde o início do ano para chegar no nacional e treinava toda noite 5 vezes por semana”, disse Gustavo. Em 2016, Gustavo se classificou para o regional e competiu nos 50m livre e 100m costa. Ele participou do revezamento, 50m, 100m e 200m livre na etapa nacional.
Sobre a experiência de participar desse evento nacional ele diz: ” Está sendo tudo muito bom, foi a primeira vez que viajei de avião na minha vida e estou aproveitando o máximo a oportunidade de conhecer alunos de outros Institutos Federais. Eu também estou contente com os tempos que fiz nas provas, sei que posso melhorar para o ano que vem e levar uma medalha para o IFAM”, frisou.

Experiência no Handebol

Rennan Lima é estudante do campus Manaus Centro, desde cedo se interessou pelo handebol e começou a treinar profissionalmente. Ele já participou de várias competições da modalidade e usa sua experiência nas competições pelo time do IFAM. Quando ingressou no IFAM para fazer o curso de edificações soube que o Instituto tinha um time de handebol e das competições da rede federal. “Eu entrei no time ano passado e competimos até o regional onde ficamos em segundo lugar. A derrota serviu mais como um incentivo e colocamos a meta de irmos até os jogos nacionais esse ano. E aqui estamos! Chegamos na final e a sensação é incrível pois achávamos que nosso time não estava tão bom como no ano passado”, conta Rennan.

Revelação nos jogos de xadrez

O hábito de manusear as peças do xadrez começou cedo na vida da Jelena Batista, aluna do 3º ano do IFAM campus Presidente Figueiredo. Mas não foi no modo tradicional de jogar que aluna descobriu o xadrez. Jelena aprendeu sozinha, por meio do jogo de computador que tinha em sua casa. “Antes de entrar no IFAM eu sempre jogava xadrez no computador para passar o tempo. Foi assim que aprendi. Não tinha tabuleiro e nem com quem jogar” conta Jelena.

Após entrar na instituição, Jelena foi convidada a participar dos Jogos do Instituto Federal do Amazonas (JIFAM), no ano passado, representando seu campus. Foi a grande revelação da modalidade garantindo o primeiro lugar. “Depois desse desempenho eu me dediquei mais esse ano para conseguir ir mais longe. Além disso, o IFAM me incentivou a continuar e melhorar as minhas táticas.” conta a aluna.

Sobre a participação nos jogos nacionais, ela afirma: ” É uma oportunidade incrível de adquirir a técnica adequada para jogar xadrez em um nível mais profissional. É sempre uma experiência legal participar dos Jogos”, destacou.

Balanço geral do IFAM nos Jogos Nacionais

A delegação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) contou com 40 alunos-atletas. Os alunos são de diversos campi da capital e do interior do Amazonas e competiram em quatro modalidades: Natação, Atletismo, Handebol Masculino e Xadrez Feminino.

A equipe de atletismo conquistou 23 medalhas e garantiu o primeiro lugar no resultado geral feminino e o terceiro lugar no masculino. As meninas do xadrez terminaram a primeira participação em jogos nacionais na quinta colocação. Os meninos do Handebol fizeram sua melhor campanha e conquistaram a vice-liderança na modalidade. Na natação, a equipe do IFAM garantiu 2 medalhas de prata nos revezamentos 4×50 livre e medley feminino conquistando o segundo lugar na pontuação geral no feminino e o quinto lugar no masculino.

As competições aconteceram no Instituto Federal de Brasília – campus Taguatinga, Universidade Católica de Brasília e Complexo Esportivo do Comando Militar do Planalto, em Brasília no período de 4 a 9 de outubro.

-publicidade-