27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alunos do Pronatec/Cetam desenvolvem site para integrar comunidade escolar

Um dos maiores desafios da era digital é nos encontrarmos no meio desse mar de informações. Foi pensando nisso, e com a proposta de concentrar num só lugar o máximo de assuntos relevantes e de interesse da comunidade escolar, que uma turma do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas desenvolveu um site, hoje utilizado por professores, técnicos e, sobretudo, pais e responsáveis por alunos da Escola Estadual Roderick Castelo Branco, zona leste de Manaus.

Os futuros técnicos fazem curso pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O trabalho, desenvolvido sob a orientação do instrutor Paulo Alfredo Noronha, repercutiu na escola.

O estudante Bruno Iago, de 17 anos, comenta que a intenção também foi a de ampliar os canais de comunicação tradicionais já existentes na escola, abrindo espaço para as ferramentas digitais. “A ideia do site surgiu quando percebemos que a escola estava com dificuldade de comunicação com os pais e alunos no quesito digital. Agora, qualquer um pode acessar a qualquer hora, em qualquer dia, de qualquer lugar”, comenta Bruno.

Além de administrar suas rotinas escolares e redes sociais, a turma agora tem o compromisso de manter atualizadas as páginas do site com todas as notícias administrativas da unidade de ensino, com os projetos e trabalhos desenvolvidos pelas turmas, links de estudo, as informações dos principais vestibulares e processos seletivos, além dos caminhos para o portal da Secretaria de Educação que dão acesso aos boletins e notas.

O projeto dos alunos virou fonte oficial, principalmente para os pais deles, que podem agora acompanhar a atualização dos andamentos sobre tempos de aulas, calendário letivo, quadro de professores, datas e pautas de reuniões, bem como outras informações do cotidiano escolar com segurança, sabendo que elas foram checadas e avalizadas pela direção da unidade de ensino.

Henrique Souza, 17, também aluno do curso Desenvolvimento de Sistemas, explica que a escola estava precisando de informações por conta das fake news. Dentro dos próprios grupos escolares dos alunos circulavam notícias administrativas e avisos que geravam dúvidas neles próprios e nos pais sobre a veracidade.

”Ninguém sabia se era brincadeira ou verdade. Daí a ideia de fazer o site para que todos tivessem uma fonte segura, sabidamente acompanhada e autorizada pela administração da instituição”, disse Henrique.

A turma conclui o curso no próximo mês de dezembro, e o desafio é treinar o servidor da escola que irá ficar responsável por manter e alimentar o site. “A gente deseja que essa pessoa primeiramente compreenda a importância do projeto na integração de toda a comunidade escolar e aprenda um pouco, o básico, para conseguir alimentar o site quando sairmos daqui”, explicou Raimundo Junior, 17.

A professora Roseane Vargas, gestora da escola há sete anos, ressaltou a importância do curso para o amadurecimento da turma: segundo ela, mais que o site, a importância de tudo reside no curso em si. “O que foi feito aqui deu a todos eles significado, vontade de crescer, visão de mundo. Gostaríamos que houvesse mais oportunidades como essa e que elas alcançassem mais pessoas ainda.”

BOX: Site demonstra expertise do desenvolvimento de sistemas

O site criado por alunos do Cetam/Pronatec demonstra uma expertise do desenvolvimento de sistemas e ainda ajuda na integração dos públicos que constituem a comunidade escolar e no oferecimento de uma experiência cada vez melhor de utilização dos serviços.

Instrutor do Cetam há quatro anos, o professor Paulo Noronha comenta que a turma alça voos maiores antes da formatura. “Esse foi um projeto piloto em desenvolvimento de sites. Agora, trabalhamos com eles o desenvolvimento de outro site voltado para a plataforma de celular (mobile). Claro que sempre mantendo o padrão da linguagem que os alunos aprenderam, mas adicionando outras funcionalidades ao código existente.”

FOTO: Gabriel Oda

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui