27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alunos do SESI participam de etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática

Vinte e um alunos da Escola SESI Emina Barbosa Mustafa participam da Etapa Nacional da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), nas modalidades Iniciação, no próximo sábado (11), das 9h às 11h, e da modalidade Programação, no dia 25, das 8h às 11h, nas categorias de nível Júnior, 1 e 2, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O aluno Nelson Filho, do 9º ano do Ensino Fundamental, vai disputar na terceira etapa da competição, a prova prática da modalidade Programação, nível Junior.

De acordo com o coordenador Marcelo Rocha, 49 alunos participaram da primeira etapa da olimpíada, sendo classificados 21 alunos que irão participar da etapa nacional. Todos os participantes receberão certificado de participação, os melhores colocados de cada modalidade receberão, ainda, medalhas de ouro, prata e bronze.

Os melhores colocados nas modalidades Iniciação e Programação serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, de 2 a 8 de dezembro, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da Unicamp em datas divulgadas oportunamente.

Mais conhecida pela sigla IOI (derivada do nome em inglês International Olympiad in Informatics), a Olimpíada Internacional de Informática é a mais prestigiada competição internacional em programação. Ela é realizada anualmente, desde 1989, sendo cada edição em um país diferente, e congrega mais de 300 participantes de mais de 80 países.

Os quatro integrantes da equipe brasileira são escolhidos durante a Semana Olímpica da OBI, por meio de uma série de provas conhecida como Seletiva da IOI, em dezembro do ano anterior à prova da IOI. São convidados a participar da Seletiva da IOI os melhores classificados da modalidade Programação Nível 2 (12 alunos são convidados a cada ano). Os quatro melhores classificados na Seletiva da IOI compõem a equipe que representará o Brasil em 2019 em Azerbaijão.

A OBI tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da Unicamp.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui