24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

AM tem 3.358 vagas para ProUni 2018/1

As inscrições para quem quiser candidatar-se ao Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018/1 iniciam nesta terça-feira (6), na página do programa do Governo Federal: prouniportal.mec.gov.br. São 3.358 vagas ofertadas em todo o Amazonas, sendo 1.596 integrais e 1762 parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior.

Neste semestre, o número de ofertas é de 242.987 bolsas em 2.976 instituições privadas de todo o País, sendo 113.863 integrais — com 37.604 voltadas para a educação à distância — e 129.124 parciais. Na Região Norte, esse número é de 16.831 bolsas.

As inscrições vão até 9 de fevereiro, com divulgação da primeira chamada em 14 de fevereiro e matrículas começando no dia seguinte. Já os nomes selecionados na segunda chamada devem ser divulgados em 2 de março.

O ProUni é voltado para estudantes cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda a 1,5 salário mínimo, no caso de bolsa integral. Para bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos.

Podem concorrer brasileiros não portadores de diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública.

“Os candidatos podem selecionar ainda até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida”, explica o coordenador do Prouni da faculdade DeVry Martha Falcão, Andrey Neves. A instituição possui 808 vagas distribuídas em 18 cursos diferentes, nos três turnos disponíveis: matutino, vespertino e noturno.

O coordenador lembra ainda que para efetuar a inscrição no Prouni, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem 2017 e a senha atual cadastrada no Enem. Em caso de esquecimento, o próprio portal do Prouni oferece a opção de resgate desses dados.

Cronograma

A primeira chamada será feita em 14 de fevereiro e a segunda, para vagas remanescentes, em 2 de março. Após ser selecionado, o candidato deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas, no período de 15 a 23 de fevereiro, na primeira chamada, e de 02 a 09 de março, na segunda chamada.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 16 e 19 de março. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 20 de março.

· Abertura das inscrições: 6 de fevereiro

· Fim das inscrições: 9 de fevereiro

· Primeira chamada: 12 de fevereiro

· Apresentação da documentação na instituição: 15 a 23 de fevereiro

· Segunda chamada: 2 de março

· Apresentação da documentação na instituição: 02 a 09 de março

· Manifestação de interesse na lista de espera: entre 16 a 19 de março

· Consulta das instituições à lista de espera no sistema: 20 de março

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui