24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Amaro Freitas Trio é atração desta terça-feira (10) no Teatro Amazonas

A cultura de Pernambuco transborda naturalmente no estilo de Amaro Freitas, pianista e compositor que, aos 28 anos, é uma das grandes revelações do jazz brasileiro recente e que estará pela primeira vez em Manaus com a turnê nacional de seu mais recente disco, “Rasif”. Com patrocínio da Petrobras e Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto de circulação também incluirá, ao longo deste primeiro semestre, as cidades de Curitiba e Aracaju. Na capital amazonense, a apresentação acontece na terça-feira (10), às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada franca. Nesta segunda (9), porém, ele ministra workshop na sala de piano do do Centro Cultural Palácio da Justiça, das 14h às 18h.

Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz, como Thelonious Monk, Keith Jarrett ou Chick Corea, Amaro Freitas, para além do sempre predominante samba jazz, volta-se para a cultura nordestina e traduz frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe para a linguagem do jazz.

Com o seu disco de estreia, “Sangue Negro”, lançado em 2016, conquistou de imediato a crítica, que nele encontrou uma nova vida para o gênero no Brasil, e o Prêmio MIMO Instrumental daquele ano. O álbum mais recente, “Rasif”, de 2018, confirmou o virtuosismo e a inventividade de seu trabalho.

Contratado pelo selo londrino Far Out, o pianista já se apresentou em importantes clubes de jazz e festivais, dentre eles: Bari in Jazz e Grado Jazz (Itália), Unterfahrt Jazz Club (Munique), Casa da Música (Porto) e nas respeitadas Ronnie Scott’s (Londres) e Dizzy’s Jazz Club (Nova Iorque). Nesta trajetória, arrebatou também a crítica internacional em importantes mídias especializadas, como Jazzwise, All About Jazz, BBC Rádio e na mais prestigiada revista de jazz do mundo, Downbeat.

O show
Para realizar este cruzamento de elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz, formando uma única espiral sonora, Amaro Freitas é acompanhado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). O trio convida a desbravar novas rotas e experimentar a capacidade percussiva do piano, em complexos padrões matemáticos, ritmos imprevisíveis e hipnóticos.

No primeiro momento do concerto, são apresentados temas como “Coisa nº 4”, de Moacir Santos – única música não autoral do repertório –, “Dona Eni”, “Samba de César” e “Trupé”. Na sequência, os músicos contrastam temas frenéticos, com “Aurora” e “Rasif”, ambos evocando momentos de plenitude. Na segunda parte, Amaro introduz uma performance solo e, na sequência, passeia pelo frevo “Encruzilhada”, além de “Vitrais” e “Mantra”. Para o público, a experiência é de um fluxo musical sem fronteiras que conecta com naturalidade o folclore do Nordeste brasileiro à vanguarda de nomes como Vijay Iyer, Craig Taborn, Thelonious Monk e dos conterrâneos Moacir Santos e Hermeto Pascoal.

Turnê selecionada
A turnê “Rasif” está entre os 19 projetos selecionados pela Petrobras na Chamada Pública Música em Movimento, entre nada menos que 2.214 inscritos. “Rasif” é um dos seis projetos de turnê de novos talentos contemplados pela Petrobras nesta Chamada, que também selecionou projetos especiais e de festivais.

De acordo com a Petrobras, o Música em Movimento seleciona projetos brasileiros de relevante valor cultural, inovadores e de alto potencial. “A Petrobras movimenta a sociedade também através do apoio à cultura. Com o Música em Movimento, atualizamos nossa carteira de patrocínios com projetos inovadores e recorte contemporâneo, garantindo também espaço para novos talentos”, afirma a empresa na página da chamada pública em seu site, destacando a diversidade de artistas, temas e origens dos projetos selecionados.

Amaro Freitas Trio – “Rasif”
Quando: 10 de março de 2020 (terça-feira), 20h
Onde: Teatro Amazonas | Contatos: [email protected]
Telefones: (92) 3622-1880 / (92) 3622-2420
Quanto: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

spot_img