24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Amazonas: 333 mil crianças foram vacinadas contra a pólio no estado

Até o dia 31 de agosto, 333 mil crianças que vivem no estado do Amazonas foram vacinadas durante a Campanha contra a Poliomielite. O objetivo da mobilização realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, a imunização contra a pólio é fundamental para manter o Brasil livre da paralisia infantil. “É essa a grande importância, nós mantermos a certificação do Brasil estar livre da paralisia infantil e de não termos nenhuma criança que traga a sequela da paralisia infantil e de todos os malefícios que essa doença pode trazer para a vida inteira dessas crianças.”

Mesmo com o final da campanha contra a pólio, o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, recomenda a continuação da vacina de rotina oferecida durante todo o ano nos 36 mil postos espalhados pelo país. “A vacina contra a paralisia infantil, ela está na rotina das salas de vacinas do Brasil todo. Desta forma, todas as crianças de dois meses e quatro meses devem receber a vacina injetável contra a paralisia infantil.”

Em todo o país, 12 milhões de crianças entre seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas contra a poliomielite. O número representa mais de 94 por cento do público-alvo da campanha. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível. Para saber mais informações, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é o: www.saude.gov.br

Reportagem, Vitor Maciel

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui