A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) divulgou na quarta-feira (13/03), a edição nº 08 do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas. Segundo o boletim foram notificados 509 casos da síndrome gripal grave no estado, destes, 96 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 57 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Em relação aos óbitos, o boletim informa que são 24 óbitos por H1N1 – 20 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins e um em Itacoatiara. Outros seis óbitos foram confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Dos 31 óbitos registrados por SRAG, 83% apresentavam fator de risco, com destaque para pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas. E 21 pacientes que evoluíram para óbito utilizaram em algum momento do atendimento o antiviral oferecido gratuitamente na rede pública e particular da capital e do interior.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FVS