27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Amazonas é beneficiado por meio de campanha global da OMS

O Amazonas é um dos beneficiados da campanha global de arrecadação de fundos “Dê um Fôlego para a Saúde”, da Fundação OMS e Organização Mundial da Saúde (OMS), lançada nesta quarta-feira (07/04), em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Cássio Roberto do Espírito Santo, o investimento da doação de aproximadamente R$ 150 mil dólares, para aquisição de equipamentos para oito municípios do interior do Amazonas, foi definido junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da OMS para as Américas.

“A gente definiu, junto com a OPAS, de acordo com os critérios epidemiológicos, quais as necessidades, a compra de um booster que vai ser utilizado na usina de oxigênio de Tabatinga e máscaras de ventilação não-invasiva (VNI)”, afirmou o secretário.

A primeira doação da campanha foi realizada pelo embaixador da boa vontade para promoção da saúde da OMS, o goleiro Alisson Becker, e vai contribuir para a compra de máscaras de ventilação não-invasiva, que são utilizadas por pacientes em tratamento do novo coronavírus (Covid-19), nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

Além das máscaras, com parte da doação também será adquirido um equipamento para encher cilindros de oxigênio em Tabatinga, com o objetivo de distribuir às localidades mais próximas. No final de janeiro, uma usina de produção de oxigênio, doada pelo Hospital Sírio-Libanês, foi instalada no Hospital Regional de Tabatinga e tem capacidade de produção de 26 metros cúbicos de oxigênio por hora.

“Esses equipamentos vão ser de essencial importância no tratamento de Covid e durante o tratamento pós-Covid, em que os pacientes precisam fazer reabilitação respiratória, fazer fisioterapia pós-Covid. Então, são equipamentos que a gente agradece todas as doações. A gente agradece ao goleiro Alisson e toda a equipe que está se juntando para ajudar o Amazonas”, ressaltou o secretário Cássio Espírito Santo.

Fundação OMS – Com sede em Genebra, a Fundação OMS é uma fundação independente, que concede doações que se propõe a proteger a saúde e o bem-estar de todas as pessoas em todas as partes do mundo, trabalhando ao lado da OMS.

Foto: Acervo pessoal

spot_img