27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Amazonas é primeiro no ranking de monitoramento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

O Amazonas alcançou o primeiro lugar no ranking de monitoramento online da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), estratégia da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Foram avaliadas todas as sete maternidades gerenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que já possuem o título de Hospital Amigo da Criança.

Ao todo, 18 estados, incluindo o Amazonas, conseguiram fazer o monitoramento de 100% das unidades de saúde certificadas. A avaliação online é feita uma vez por ano, enquanto a avaliação presencial é feita pelo Ministério da Saúde a cada três anos.

O acompanhamento periódico é necessário para manter a certificação, conforme explica a coordenadora Estadual de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides. “Realizamos, ao longo do ano, capacitações com a equipe das maternidades e acompanhamos os critérios da IHAC periodicamente. Este monitoramento online é importante, pois é feito pela própria equipe da maternidade. Após este passo, uma das maternidades é escolhida, por meio de sorteio, para avaliação do Ministério da Saúde”, detalhou.

Série de procedimentos – Para conquistar e manter o título de “Hospital Amigo da Criança”, as unidades de saúde devem seguir uma série de procedimentos estabelecidos em um documento chamado “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Entre os critérios, estão a elaboração de uma norma (escrita) sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida à equipe da maternidade, encorajar a amamentação sob livre demanda, não dar bicos artificias ou chupetas às crianças, e ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira hora após o parto.

A certificação avalia ainda a estrutura física das maternidades, bem como se os direitos das mães, bebês e acompanhantes estão sendo respeitados.

Na rede estadual de saúde, possuem o título “Hospital Amigo da Criança” as maternidades Ana Braga, Nazira Daou, Balbina Mestrinho, Dona Lindu, Azilda Marreiro e Alvorada, em Manaus, e Maternidade Vó Mundoca, em Borba. A Maternidade Moura Tapajoz, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), também tem a certificação.

Novas certificações em 2018 – A nova gestão da Susam tem como meta certificar mais duas maternidades em 2018: o Hospital e Maternidade Chapot Prevost, em Manaus, e o Hospital Regional de Tefé, no interior do Estado. Para isso, as equipes técnicas passarão por capacitações. Em fevereiro, uma equipe viajará a Tefé para uma semana de treinamentos sobre aleitamento materno.

Os resultados das capacitações refletem na saúde e desenvolvimento saudável das crianças, além de contribuir para a qualidade do serviço e motivação da equipe das maternidades.

Dez passos para ser ‘amigo da criança’

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui