24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Amazonas é quinto colocado no Ranking Nacional de crianças vacinadas contra sarampo e pólio

O balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação aponta que o Amazonas alcançou 74,8% do público-alvo contra o sarampo, o equivalente a 228.175 crianças e 53% para a poliomielite, ou seja, 163.644 crianças imunizadas. No ranking do Ministério da Saúde, o Estado está em quinto lugar na campanha, que se encerra no próximo dia 31 de agosto e tem como meta alcançar 95% das crianças nas faixas etárias da vacina.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Bernardino Albuquerque, a cobertura vacinal ainda não alcançou a meta desejada. Mas ele acredita que o resultado é maior que o apontado no ranking. “Ainda não foram computadas as doses das equipes que estão para a zona rural. Eles só o fazem quando retornam para a sede dos municípios, onde há internet”, explica. Ainda assim, Bernardino alerta aos pais que ainda não vacinaram as crianças para irem aos postos de saúde o mais rápido possível.

No caso da poliomielite, a meta é imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a 304.507 crianças a partir de um ano e menores de cinco anos, no Amazonas. Contra o sarampo, a meta nacional também é de 95% desse público, embora Manaus já tenha antecipado sua campanha, entre abril e junho, por conta do surto da doença. O público-alvo da vacinação contra o sarampo no Amazonas são as crianças de 6 meses a menores de cinco anos.

De acordo com o boletim da FVS, os municípios que apresentam as piores coberturas vacinais são: Anamã (11% sarampo, 15% pólio), Careiro (19,8% sarampo, 26% pólio), Manicoré (33% sarampo, 35% pólio), Japurá (14,3% sarampo, 17% pólio), Manaquiri (18,7% tanto sarampo quanto pólio). As melhores coberturas são de: Manaus (103% sarampo, 38% pólio), Apuí (96% tanto para sarampo quanto para pólio), Amaturá (90,7% sarampo, 90,5 pólio), Jutaí (75% sarampo, 70% pólio), Carauari (69% sarampo e 70% pólio).

A campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, e os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios estão abastecidos com as vacinas.

FOTO: ROBERTO CARLOS/SUSAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui