Amazonas Notícias

Amazonas Energia dá dicas para economizar energia durante as férias escolares

As férias escolares chegaram! Crianças e jovens comemoram o tempo de folga, de descanso e, também, de horas ilimitadas em frente à TV, ao computador e, claro, com o ar-condicionado ligado no máximo, praticamente o dia inteiro. Essa pausa nos estudos já começa a inquietar pais e responsáveis, preocupados com o aumento na conta de energia elétrica.

Pensando nisso, a Amazonas Energia resolveu dar dicas de como economizar sem prejudicar o lazer da garotada. Quem agradece é a autônoma Carla Vasconcelos, que terá em casa, por mais tempo, os quatro filhos de férias da faculdade. “Eles se revezam em um computador e um notebook. Outros também passam o tempo vendo séries na TV. Confesso que fico meio apreensiva de abrir a próxima fatura de energia”, revela.

Segundo o diretor técnico do interior e diretor institucional da Amazonas Energia, Radyr Gomes, simples mudanças de comportamento podem resultar em economia significativa na conta de luz.  “Desligar a televisão da tomada quando não estiver assistindo, apagar as luzes quando o ambiente estiver vazio, retirar os aparelhos de jogos e computador da tomada são pequenas atitudes que ajudam a reduzir o consumo durante o mês de férias escolares”, informa.

QUADRO

Economize usando corretamente

Televisão: Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando-a para desligar automaticamente. 

Computadores e notebooks: Esses aparelhos são preparados para trabalhar durante horas seguidas. Mesmo assim é importante desligá-los. Evite o modo stand-by, pois também consome energia. Utilizar o recurso de economia do monitor pode ajudar.

Ar-condicionado: Recomenda-se que o ar seja ligado apenas à noite, pouco antes de dormir. Pode-se usar a função de programação para que o aparelho desligue durante a noite e economize mais em seu consumo.

Ventiladores: Com a chegada do verão amazônico, o ventilador é a melhor opção para usar em casa durante o dia. Mas mantenha o aparelho desligado ao sair do cômodo. Um ventilador ligado por 12 horas, no fim de 30 dias pode impactar em sua conta de luz num valor aproximado de R$ 100,00.

Geladeira: É importante evitar abrir e fechar a geladeira com muita frequência para não haver desperdício de energia. Verifique sempre se as borrachas da geladeira estão vedando bem o aparelho.

Iluminação da casa: Dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas e duram 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixá-las ligadas durante o dia.

Carregamento de celulares: Não deixar os celulares carregando a noite toda nem carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes são desperdício de energia.

Ligações elétricas internas: Recomenda-se que, uma vez a cada 10 anos, sejam verificadas as ligações elétricas internas, evitando o desperdício da energia consumida na residência.

Relacioandos